Nr's - enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Normas Regulamentadoras
NR 1 Disposições Gerais
São de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - (CLT). Estabelece a importância, funções e competência da Delegacia Regional do Trabalho.
NR 2 Inspeção Prévia
Todo estabelecimento novo, antes deiniciar suas atividades, deverá solicitar aprovação de suas instalações ao órgão do Ministério do Trabalho.
NR 3 Embargo ou Interdição
A Delegacia Regional do Trabalho, à vista de laudo técnico do serviço competente que demonstre grave e iminente risco para o trabalhador, poderá interditar estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento, ou embargar a obra.
NR 4 Serviços Especializadosem Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
A NR 4 diz respeito aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT)e tem como finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador em seu local de trabalho. Para oferecer proteção ao trabalhador o SESMT deve ter os seguintes profissionais: médico do trabalho, engenheiro de segurança dotrabalho, enfermeiro, técnico de segurança do trabalho, auxiliar de enfermagem, tem por atividade dar segurança aos trabalhadores através do ambiente de trabalho que inclui máquinas e equipamentos, reduzindo os riscos a saúde do trabalhador, verificando o uso dos EPIs, orientando para que os mesmos cumpram a NR, e fazendo assim com que diminuam os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.CARGA HORÁRIA DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA DO TRABALHO
• Técnico e auxiliar de enfermagem 8 horas diária.
• Engenheiro, médico e enfermeiro 6 horas de tempo integral, sendo que no mínimo 3 horas de tempo parcial por dia.
É vedado o exercício de outras atividades por estes profissionais na empresa durante o horário de sua atuação.
Fica sobre responsabilidade dos profissionaisde segurança do trabalho manter permanente relacionamento com a CIPA, promover a realização das atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, esclarecendo e conscientizando os mesmos sobre os acidentes e doenças ocupacionais, estimulando a prevenção. Analisar e registrar em documentos os acidentes ocorridos com ou semvítima e também nos casos de doenças ocupacionais, fatores ambientais, agente causador e condições do indivíduo.
O registro deverá ser requerido ao Órgão Regional do MTb com os seguintes dados:
• Nome dos profissionais integrantes, médicos, enfermeiros, técnicos e engenheiros;
• Número do registro dos profissionais;
• Número dos empregados da requerente e grau de risco das atividades;• Especificação de turnos;
• Horário de trabalho dos profissionais;

NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
• A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
• Devemconstituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
• A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, deacordo com o dimensionamento previsto, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.
• O empregador deverá garantir que seus indicados tenham a representação necessária para a discussão e encaminhamento das soluções de questões de segurança e saúde no trabalho analisadas na CIPA.
A CIPA terá por atribuição:
a) identificar os riscos...
tracking img