Npi Alienacao Parental

3691 palavras 15 páginas
Revista NPI/FMR - Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar

Ano V

FORMAS DE ALIENAÇÃO PARENTAL 1
Vanessa Arruda Longano
NPI – FAC São Roque

INTRODUÇÃO
Hoje mudou o conceito de família, presta-se mais atenção à ordem psíquica, aos laços afetivos e a presença do dano afetivo. Nos dias de hoje existe a guarda conjunta, a valorização dos laços sem tanta solenidade, pai e mãe tem as mesmas obrigações e compartilham as tarefas entre si.
No entanto na vida dos genitores, enquanto um quer recomeçar a sua vida, o outro não se conforma com a dissolução da união, desencadeando um processo de destruição, desmoralização e descrédito ao outro cônjuge, afastando os seus filhos, dificultando as visitas ao máximo, consiste numa programação para que os filhos odeiem o cônjuge que se afastou do lar, sem qualquer justificativa. O filho é utilizado como um instrumento da agressividade direcionada ao ex parceiro, havendo uma contradição de sentimentos e destruição do vínculo entre ambos. Os filhos acabam se identificando mais com o genitor patológico, passando aceitar como verdadeiro tudo o que foi lhe informado, obtendo o controle total da situação e o alienador confere o prazer de promover a destruição do ex parceiro.
Um jogo de manipulações onde vale até acusar o ex parceiro falsamente de abuso sexual contra os filhos, nem sempre o filho consegue discernir que está sendo manipulado e acaba acreditando naquilo que lhe foi dito de forma repetida e insistentemente, o filho ficará privado do convívio do genitor que não lhe causou mal, e se ao assunto for levado ao Poder Judiciário, buscará até a suspensão das visitas.

1

LONGANO, Vanessa Arruda. Formas de Alienação Parental. Rev. Npi/Fmr. ago. 2011.
Disponível em <http://www.fmr.edu.br/npi.html>

1

Revista NPI/FMR - Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar

Ano V

O objetivo deste trabalho foi o de analisar algumas formas de alienação parental na atualidade.
DESENVOLVIMENTO

Segundo François Podevyn:
“[...]Para identificar uma criança

Relacionados

  • sociologia
    2545 palavras | 11 páginas
  • A evolução do conceito de família, adoção homoafetiva e síndrome de alienação parental.
    3052 palavras | 13 páginas
  • MONOGRAFia sobre ALIENACAO
    7837 palavras | 32 páginas