NP1 comunicação e expreção

9240 palavras 37 páginas
NP1
Do assunto 01 até 04
Todos os exercícios destas unidades

Título : APRESENTAÇÃO: Construindo a proficiência leitora

Conteúdo :
ATENÇÃO, CARO ALUNO:

PARA A PROVA BIMESTRAL - NPI, VOCÊ DEVE ESTUDAR OS SEGUINTES CONTEÚDOS:
Texto e contexto: conhecimento linguístico, conhecimento enciclopédico (conhecimento de mundo) e conhecimento interacional.
1. Intertextualidade.
2. As informações implícitas (pressuposto e subentendido).
3. As condições de produção do texto: sujeito (autor/leitor), o contexto (imediato/histórico) e o sentido (interação/interpretação).

BOA PROVA!

Caro aluno

Na disciplina de Comunicação & Expressão - CE -, você terá a oportunidade de ampliar seu universo cultural e expressivo, trabalhando e analisando textos orais e escritos sobre os mais variados assuntos, bem como de produzir textos diversos na linguagem oral e escrita.

Esperamos que com empenho e dedicação você seja capaz de, ao término do curso:
a) ampliar os conhecimentos e vivências de comunicação e de novas leituras do mundo, por meio da relação texto/contexto;
b) propiciar a compreensão e valorização das linguagens utilizadas nas sociedades atuais e de seu papel na produção de conhecimento;
c) vivenciar processos específicos da linguagem e produção textual: ouvir e falar; ler e escrever – como veículos de integração social;
d) desenvolver recursos para utilizar a língua, por meio de textos orais e escritos, não apenas como veículo de comunicação, mas como ação e interação social.

Nosso conteúdo abordará os seguintes itens:

Primeiro bimestre:

1) Texto e contexto: conhecimento linguístico, conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo e conhecimento interacional.
2) Texto e contexto, contextualização na escrita.
3) Intertextualidade.
4) As informações implícitas (pressuposto e subentendido).
5) As condições de produção do texto: sujeito (autor/leitor), o contexto

Relacionados