Np - capacitores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- O que são os capacitores e quais suas aplicações?
Um capacitor é um dispositivo que armazena energia potencial elétrica e carga elétrica. Os capacitores possuem infindáveis aplicações, tal como em unidades de flash das maquinas fotográficas ,em um laser pulsante, nos sensores de Air bags automotivos ou em receptores de radio e televisão.

2- Quais os principais tipos de capacitores?Capacitores de cerâmica;
O capacitor cerâmico de disco ou mais simplesmente  chamado de capacitor cerâmico, consiste basicamente em um disco de cerâmica, com uma fina camada metálica em cada uma de suas faces, geralmente esta camada metálica é uma deposição de prata. Possui valores baixos até cerca de 1μF.

Capacitores Eletrolíticos:
Este capacitor é certamente um dos mais conhecidos. Possui altapotência, na escala de 1 μF a 1000 μF. Sua leitura é simples, pois é bem padronizado e os códigos não tem variações como no caso dos cerâmicos. São utilizados os capacitores de 85ºC na maioria dos circuitos convencionais que trabalham com DC e sinais de radio. Os de 105ºC são utilizadas em circuitos de fonte chaveada e onde é necessário uma temperatura de trabalho maior.

Capacitores de filmepoliéster e poliéster metalizado:
Os capacitores de poliéster, obviamente são feitos de uma fina lamina de poliéster e aplicado uma fina lamina de alumínio em uma de suas face. Possui valores de aproximadamente 1 nF até 10 μF.
 O capacitor de poliéster metalizado tem uma peculiaridade bastante curiosa, que é sua "auto regeneração". No caso de haver uma centelha o material metálico depositadosobre a folha de poliéster evapora, removendo a possibilidade de curto-circuito.

Capacitor Supresso de ruído:
 Este tipo de capacitor é empregado para supressão de ruído oriundo da rede elétrica.
São capacitores construídos de forma a agüentar grandes transientes de tensão, pulsos rápidos.

Esse tipo de capacitor possui duas classes:
O capacitor do tipo "Y" é cerâmico e é utilizado paradesacoplar a rede elétrica para o chassi do equipamento ou aterramento.
Já o capacitor do tipo "X" é construído tal como os de filme de poliéster. E também em seu corpo há uma grande quantidade de logotipos e código de certificação.

Capacitor de Poliestireno:
Este capacitor usa como dielétrico o material Poliestireno.  São utilizados principalmente em circuitos onde são exigidas baixas perdas.Além disso, possuem coeficiente de temperatura negativo e constante, sendo adequados para circuitos ressonantes utilizando bobinas com núcleo de ferro. São empregados também no acoplamento entre estágios de alta freqüência e filtros RC, capacitor de amostragem para conversores ADC e circuitos osciladores. Proporciona ótima estabilidade em VFO para HF.

Capacitor de Mica:
Seu material dielétrico é amica, e suas placas geralmente são feitas por deposição de prata sobre uma folha de mica. Suas características notáveis são a perda muito baixa e alta estabilidade com a temperatura e resistência ao tempo.

Capacitor Variável, Ajústavel e Trimmer:
São geralmente utilizados em circuitos sintonizados, como a sintonia de um radio por exemplo. Os modelos atuais e compactos utilizadosprincipalmente em radinhos de pilha, usar carcaça plástica e isolação de teflon ou plástico entre as placas.
o trimmer é utilizado onde se necessita apenas ajuste internos e que depois de ajustados não necessitem de alterações. São bastante compactos e podem usar isolação de plástico, ar, mica ou cerâmica.

3- O que é capacitância e as expressões que á determinam?
Para um capacitor em particular, arazão entre a carga acumulada em cada condutor e a diferença de potencial entre os condutores é uma constante, chamada de capacitância.

Q – Carga; Vab – Diferença de potencial

d – distância das placas paralelas; A - área ;

4- Características dos capacitores ligados em série e determinação da capacitância equivalente.
A figura 24.8 é um diagrama esquemático de uma ligação em serie. Dois...
tracking img