Noções de Pluviometria e Fluviometria

6067 palavras 25 páginas
A água e a sua importância
A água é de extrema importância para a existência da vida na Terra, pois todos os seres vivos dependem desse recurso para sobreviver. A água também é indispensável para geração de energia, transporte, lazer, dentre outros.
Vegetais Animais Seres humanos
Lazer
Navegação Hidrelétrica
10
Você consegue pensar em outras situações em que a água é de suma importância?
Navegação, saneamento básico, abastecimento de cidades, conservação da biodiversidade, celebrações culturais e religiosas, saúde humana: você também pensou nesses?
A água não tem um uso único e exclusivo ou única função. O uso da água é múltiplo e está garantido como tal na Lei das Águas. Essa lei foi promulgada em 8 de janeiro de 1997 (Lei Nº 9.433 de 8/01/1997) e apresenta fundamentos, objetivos e diretrizes gerais de ação para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos em nosso território. Clique aqui (http://www2.ana.gov.br/Paginas/imprensa/video.aspx?id_video=88) e conheça um pouco mais sobre a Lei das Águas – a Política Nacional de Recursos Hídricos. Entre os fundamentos citados na Política Nacional de Recursos Hídricos, encontra-se que as águas são recursos limitados, isto é, são recursos finitos. Apesar de haver muita água no planeta, pouco dessa água é adequado para o consumo humano. Veja aqui a distribuição da água no nosso planeta.
Por isso todos os setores que utilizam a água, e nós individualmente, devemos evitar o desperdício e usá-la de forma consciente.
O ciclo da água
A água presente no nosso planeta tem uma dinâmica que chamamos de ciclo da água ou ciclo hidrológico. Dentro do ciclo hidrológico, a água a pode aparecer em três estados distintos: líquido, gasoso e sólido.
Vejamos a descrição desse ciclo: Uma minúscula parte da energia proveniente do Sol chega à Terra em forma de luz e calor. Ao aquecer a água na superfície terrestre, ocorre a evaporação. Já sabemos que a maior parte da água

Relacionados

  • Medindo as Águas
    6178 palavras | 25 páginas
  • A história das barragens no brasil
    188245 palavras | 753 páginas