Noçao de emilio rosseu

1004 palavras 5 páginas
A NOÇAO DE LIBERDADE NO EMILIO DE ROUSSEAU
Em sua obra sobre educação, o pensador suíço prega o retorno à natureza e o respeito ao desenvolvimento físico e cognitivo da criança.
O nome do suíço Jean- Jacques Rousseau (1712-1778) se liga inevitavelmente a Revolução Francesa. Dos três lemas dos revolucionários-liberdade, igualdade e fraternidade-, apenas o ultimo não foi objeto de exame profundo na obra do filosofo, e os mais apaixonados lideres da revolta contra o regime monárquico Frances.
O principio fundamental de toda a obra de Rousseau, pelo qual ela e definida ate os dias atuais, e que homem e bom por natureza, mas esta submetida a influencia corruptora da sociedade. Um dos sintomas das falhas da civilização em atingir o bem comum,segundo o pensador,e a desigualdade, que pode ser de dois tipos:
O primeiro tipo de desigualdade, para o filosofo, e natural; o segundo deve ser combatido. A desigualdade nociva teria suprimido gradativamente a liberdade dos indivíduos e em seu lugar restaram artifícios como o culto das aparências e as regras de polidez.
Ao renunciar a liberdade, o homem, nas palavras de Rousseau, abre Mao da própria qualidade que o define como humano.
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, Suíça, em 1712. Sua Mãe morreu no parto.
Viveu primeiro com o pai, depois com parentes da mãe e aos 16anos partiu para uma vida de aventureiro. Foi acolhido por uma baronesa benfeitora na província francesa de Savoy, de quem se tornou amante. converteu-se a região dela ,o catolicismo(era calvinista). Ate os 30 anos alternou atividades que foram de pequenos furtos a tutoria de crianças ricas. Ao chegar a Paris, ficou amigo dos filósofos iluministas e iniciou uma breve, mas bem-sucedida carreira de compositor. Em 1745 ,conheceu a lavadeira Thérése levasseur,com quem teria cinco filhos, todos entregues a adoração – os remorsos decorrentes marcariam grande parte de sua obra. Em 1756, já famoso por seus ensaios, Rousseau recolheu-se ao campo, ate 1762.

Relacionados