Noz de cola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOZ DE COLA
O que é a noz de cola?
A noz de cola é o núcleo da semente de uma grande árvore africana (Cola nitida) cultivada para fins comerciais pelo mundo inteiro, especialmente na Nigéria, no Sri Lanka, na Indonésia, no Brasil e noutras partes da América do Sul. É extremamente popular entre os habitantes como uma substância estimulante que contém cafeína. As nozes são comidas inteiras oumoídas em pó e misturadas com líquidos para preparar bebidas. A noz de cola é hoje em dia um ingrediente da Coca-Cola.
História
A noz de cola é usada na medicina popular como afrodisíaco e para reduzir o apetite, tratar enjoos matinais, enxaquecas, e indigistão. Também se aplica diretamente na pele para tratar feridas e inflamações. Os ramos amargos da árvore também são usados para limpar os dentes eas gengivas. Há séculos, os Árabes trocavam pó de ouro por nozes de cola antes de iniciarem longas caminhadas através do deserto do Sahara. Desde os tempos antigos que as nozes de cola têm um papel importante em muitas sociedades africanas. Funcionam como dote de casamento, e simbolizam a hospitalidade. Aos visitantes oferecem-se nozes de cola como prendas de boas-vindas.
Hoje em dia as sementessão ainda muito usadas como tempero pelos nativos da África tropical central e ocidental, e também pelos negros da Índia ocidental e do Brasil, que introduziram as árvores nestes países. As nozes da árvore Cola acuminata são empregues da mesma maneira que as nozes da árvore Cola nitida; provêm da árvore que cresce nos Camarões e no Congo, e embora não sejam tão grandemente apreciadas, são muitousadas com substância estimulante com cafeína.
Religião
A noz-de-cola, que tem uso sacro na África Ocidental, no Brasil, tem uso sagrado no candomblé, na qual é conhecida como obi (seu nome iorubá). Para a mitologia iorubana preservada no Brasil na cultura religiosa dos terreiros, os orixás retornam à terra tomando o corpo dos devotos mortais. Nos rituais de preparação, entre outras coisas, éutilizado o obi (Prandi, 2005, apud Fusconi e Rodrigues Filho, 2009).
O candomblé no Brasil possui várias nações. Seu culto é também conhecido como xangô ou tambor de mina no Nordeste, batuque no Sul ou macumba no Sudeste, distinguindo-se igualmente as diferentes nações de que se originam nas formas de seus ritos: ketu, gege, angola etc.
Mitos, fórmulas rituais, louvações, genealogias, provérbios,receitas medicinais, encantamentos, classificações botânicas e zoológicas, tudo é memorizado. Tudo se aprende por repetição, e a figura do mestre acompanha por muito tempo a vida dos aprendizes. Os idosos são os depositários da cultura viva do povo, e a convivência com eles é a única maneira de aprender o que eles sabem. Estes são os sábios, e a vida comunitária depende decisivamente de seu saber,de seus mistérios. O ancião detém o segredo da tradição. Sua palavra é sagrada, pois é a única fonte de verdade (Prandi, 2001).
Sendo uma religião originária de segmentos marginalizados de nossa sociedade, as práticas religiosas provenientes do continente africano eram consideradas feitiçaria. No entanto, como afirma Botelho (2010, p. 211),
Lembramos que os candomblés serviram e servem para apreservação da herança religiosa e cultural africana, sempre atuantes na luta do povo negro, resistindo à opressão, à dominação e à exclusão, buscando um espaço de valorização da particularidade negra no patrimônio cultural brasileiro.
Além disso, o candomblé é um espaço onde estão presentes elementos das etnociências. Por exemplo: o sistema divinatório de Ifá, reconhecido pela Unesco (2006) comopatrimônio oral e imaterial da humanidade e praticado pelas comunidades iorubas, utiliza um extenso conjunto de fórmulas matemáticas que pode ser um recurso didático na etnomatemática (Florentino e Silva, 2010).
Preservar, cuidar e manter a fauna e a flora é condição fundamental para os participantes dessa manifestação cultural. Os ritos e rituais são propiciados por meio de folhas, banhos de águas...
tracking img