Novos sistemas construtivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
| |
NOVOS SISTEMAS CONSTRUTIVOS

DIONÉIA DE SOUZA¹
DOUGLAS ANTONIO THIEL²
JUCIANA POTT³

RESUMO: A busca constante por praticidade, qualidade, agilidade e baixo custo nas obras estão cada dia mais constante no ramo de construção civil; desse modo faz-se necessário o aprimoramento dos sistemas construtivos, bem como a mecanização e a busca de novastecnologias a fim de garantir tais necessidades. Torna-se, portanto, de suma importância o conhecimento múltiplo e aprofundado dos profissionais da área de engenharia civil sobre qual é o método mais vantajoso, visando o uso de mão-de-obra barata e qualidade total do projeto e execução, bem como estarem informados sobre as novas tendências do mercado, sabendo das vantagens e desvantagens de cadasistema construtivo; condições existentes para o uso dos mesmos; qual o mais adequado pra cada obra e meios de contribuição que cada tipo de construção tem para com o meio ambiente.
PALAVRAS-CHAVES: Sistemas. Benefícios. Construção. Ambiental.

1_MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

A modernização da construção civil foi amplamente observada a partir do século XX, o que praticamente obrigou osespecialistas em engenharia e construção civil estudar e buscar oportunidades dentro das obras, ou seja, buscar sustentabilidade e garantia de economia e qualidade.
Sabemos que avanço tecnológico ocorrido nas últimas décadas, vem acompanhado também de uma taxa de crescimento populacional que elevou o número de habitantes do planeta, o que resultou em uma demanda crescente por bens de consumo, por empregos,por serviços e, principalmente, pelas obras de infraestrutura básica, para manter suas condições de saúde, conforto e bem-estar; exigindo cada vez mais atividades da indústria da construção civil, que utiliza maciçamente o concreto e os sistemas derivados.
Com base nessa necessidade, buscar meios alternativos em que se aproveita os recursos naturais com respeito ao meio ambiente é uma tendênciado novo mundo. Para tanto, novos sistemas construtivos que usufruam da tecnologia vem sendo um ápice no mercado exigente de hoje.

1_NOVOS MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO

Na era informacional em que nos encontramos a necessidade do ser humano em expandir seu conhecimento para diversas áreas, criando técnicas e aprimorando as já existentes tornou-se fundamental para que o desenvolvimento ocorra. AConstrução Civil é um dos meios pelo qual a humanidade modifica o meio em que está inserida, interferindo para gerar melhorias em âmbitos que a satisfaz.
Atualmente existem muitas novas possibilidades e oportunidades para a execução das obras civis, que variam desde a alvenaria (a mais conhecida) até sistemas de painéis e paredes prontas. De forma gradativa percebe-se que as atividades antesexercidas pelos homens somente com o auxílio do serviço braçal ou de máquinas, estão sendo substituídas por mecanismos cada dia mais modernos, como aparelhos mecânicos ou eletrônicos e, às vezes, automobilísticos (caminhão betoneira).
Para tanto, planejar métodos mais eficientes em que se usufrui da tecnologia em substituição ao desperdício de recursos financeiros, ambientais e de mão-de-obra é umaquestão que está em desenvolvimento em laboratórios de pesquisa e em inovações de mercado no mundo inteiro. Com base nessa nova visão de se construir, segundo Turina (2010), online, “as novas tecnologias vem substituindo materiais e equipamentos tradicionais por outros alternativos, proporcionando redução de custos, aumentando o conforto e preservando a natureza”.
A troca de materiais fundamentais paraa construção que se tornaram obsoletos por maquinários mais incrementados e condizentes com a nova era do capitalismo é uma das questões mais preocupantes para a mente pensante da obra. Por conta disso, há muito tempo verifica-se uma mecanização do processo de construção.

1.1_SISTEMAS INDUSTRIALIZADOS DE CONSTRUÇÃO

Na maioria das vezes, os sistemas industrializados são superiores aos...
tracking img