Novos rumos da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A contabilidade trabalha com a riqueza.

A contabilidade é uma ciência social, pois estuda comportamento das riquezas que se integram no patrimônio. A riqueza das pessoas, das empresas, é algo que de há muito impressiona e preocupa o ser humano, é axiomático.
Os egípcios chegaram a criar até um Deus para o Patrimônio e que foi Toth, como as primeiras leis, as mais antigas que se conhecem,como as encontradas nas inscrições de argila na antiga Suméria, já cuidavam de relações que diziam respeito a mensurações e relações de natureza patrimonial. Foi o próprio interesse em conhecer racionalmente o movimento da riqueza e de medir a movimentação pertinente o que levou os contadores, a inventar os números abstratos, há cerca de 5.200 anos.
Aristóteles, também, há mais de 2.300 anos,afirmou que existia uma ciência da riqueza e que essa não era a economia, porque, a sua sensibilidade investigativa já estava despertada para um estudo de maior seriedade acerca da importância que representava conhecer as razões que moviam as transformações patrimoniais.
È possível imaginar, por exemplo, como há mais de dois mil anos Ciro, o grande rei persa, procurava ter noção fiel de como semovimentavam os milhares de meios patrimoniais que lhes eram trazidos pelos diversos súditos, de diversas regiões, como efeito tributário e que os aplicava nos suntuosos edifícios e jardins de sua Persépolis (que ele denominava "paridaeza", palavra persa da qual se derivou "paraíso", dado o estado de maravilha e suntuosidade que tais caprichos do famoso rei aplicava em tais adornos).
Sempre foiimportante saber como se comportou o capital , o que se conseguiu com ele, o que se podia prever para a situação futura (as previsões já eram feitas na Suméria e no Egito antigo e disto existe prova arqueológica).
Só no século XIX, todavia, o estudo da riqueza das empresas foi admitido como um conhecimento científico especial e particularizado, atribuído à Contabilidade.
A mais famosa casa de culturado mundo em sua época, aquela que consagrou Lavoisier (o pai da Química Moderna), Louis Pasteur (o pai da Microbiologia), foi, também, a que em 1836 reconheceu que o estudo da riqueza das empresas e instituições deveria ser algo tratado de forma racional, admitindo, então, a ciência contábil como um ramo dos conhecimentos sociais.
Daí por diante foram muitas as correntes de estudos que sededicaram a um estudo profundo dos fatos que envolviam as transformações patrimoniais e que enfatizaram que a escrita era apenas um instrumento para se ter memória das coisas acontecidas.
Assim, encontramos na obra de Francesco Villa, (La Contabilitá, edição Monti, Milão, 1840), um sério destaque a essa circunstância mencionada, ou seja, a de que a escrituração contábil não é a própria Contabilidade,mas, sim, algo de que esta se vale para realizar estudos e cuja importância é simplesmente a informativa.
De fato, todas as ciências utilizam-se de registros e todas podem neles aplicar a forma da partida dobrada e que não é, senão, uma evidência de causa e efeito de um fato considerado.
A partir desses raciocínios é também possível perceber que as funções se grupam em sistemas e é nesseparticular que mais se apurou o estudo neopatrimonialista contábil.
Procurou reconhecer que não é o elemento ou meio patrimonial em si, mas, a função que ele desempenha é que importa para conhecer o comportamento da riqueza.
Já afirmava Aristóteles (em sua obra A Política) que as coisas possuem "várias funções", ou seja, existem utilidades várias para uma mesma matéria, perfeitamente identificáveis.
Adoutrina contabilística, desenvolvida a partir do século XIX, já evidenciava com clareza toda essa importância "funcional" do patrimônio e toda ela, dentro da ótica holística, foi aproveitada, no adequável, dentro da doutrina Neopatrimonialista contábil.
É evidente que, por exemplo, um mesmo estoque de mercadorias que serve para obter lucro (resultabilidade) também vai oferecer meios de...
tracking img