Novos paradigmas organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Autores:Aline Carolino
Jefferson Maxwell / 3º Semestre Adm / Faculdade Madre Thaís / Ilhéus-ba 2012


NOVOS PARADIGMAS ORGANIZACIONAIS

A industrialização iniciada naInglaterra, na segunda metade do século XVIII, transformou sociedades baseadas na produção agrícola em outras de novo tipo, em que as organizações econômicas- inicialmente a organização industrial-tiveram umaimportância decisiva no estabelecimento de novas formas de relacionamento entre indivíduos. Podemos afirmar que mudanças iniciadas naquele período constituem o inicio de um processo histórico, marcadopela expansão dessas novas formas de organização. (DIAS, pag.55).

A Revolução Industrial foi um fato histórico, tais princípios contribuíram para a origem de um novo mundo organizacional, nestemomento as ferramentas de trabalho são substituídas pelas máquinas, deixando de existir a produção doméstica, surgindo uma nova era, a era do sistema fabril. Foi um processo que exerceu grandeinfluência para o crescimento e desenvolvimento organizacional, á partir destes fatores crescia o número de fábricas, sede pela produção em massa, o consumo aumenta. Neste novo sistema o foco das organizaçõesbaseava-se na busca constante em melhorias para o processo de produção com intuito de produzir mais, em menos tempo e com menos custos, acreditando que para uma empresa obter sucesso estes fatoresapresentavam-se essenciais.
Segundo Caravantes (2011, pg55), destaca que Taylor e Ford na Escola Clássica da Administração, sua ênfase era apenas na execução das tarefas na racionalização, visualizavaa organização de baixo para cima, tentavam compreender a organização através da tarefa. Com a consolidação da revolução industrial o trabalhador passou a ser visto somente como extensão de umamaquina, não havia preocupação com o bem estar social dos mesmos, neste período os funcionários viviam em más condições de trabalho, não havia qualquer interação entre funcionários e empresa, o importante...
tracking img