Novos modelos de negócio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.1
TENDÊNCIAS DE EVOLUÇÃO NOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO

A evolução verificada ao nível dos sistemas de produção, em particular no que concerne a aspectos de organização, tem sido acompanhada por novos processos de planeamento e controlo essencialmente orientados para o interior da organização. Actualmente, as principais tendências na organização dos sistemas de produção obrigam a uma novaidentificação de requisitos para os sistemas de informação no sentido de suportarem a cooperação e a coordenação, de forma optimizada, das novas estruturas organizacionais.

A especificidade de cada ambiente de produção tem naturalmente de ser tomada em consideração, aquando do desenho e da implementação de sistemas de planeamento e controlo de produção (Higgins et al., 1996).

Se, no passado, asferramentas de planeamento tratavam essencialmente do planeamento de materiais, actualmente a atenção centra-se em torno do consumidor final, dando assim origem aos sistemas de produção orientados para o cliente.

A tendência continuada de redução de lotes de fabrico e, simultaneamente, a elevada personalização dos produtos, são factores que, no limite, conduzirão à produção “unitária” ouindividualizada. A par desta realidade, está igualmente o facto de se assistir quer à fragmentação, quer à globalização dos mercados, e, ao mesmo tempo, se verificar uma tendência contínua de crescimento ao nível do consumo. A conjugação de todos estes factores promove a mudança inevitável do paradigma da produção em massa para um novo paradigma que se poderia talvez designar por “personalização em massa”(mass customisation) e está associado à produção unitária (ver figura 1.1).



Fig. 1.1 Tendência dos sistemas de produção.

No passado, a preocupação dos sistemas produtivos prendia-se essencialmente com o abastecimento de armazéns de produtos finais. O cliente não exercia qualquer pressão significativa sobre o produtor. A tendência actual, emergente, é a integração do cliente finalcom o produtor, para satisfazer as novas exigências ao nível de prazos de entrega e especificidade dos produtos solicitados. A procura ilustrar a evolução verificada na interacção cliente / produtor (unidade de produção).



Fig. 1.2 Evolução da interacção cliente/produtor.

Em síntese, pode-se afirmar que actualmente as empresas actuam num ambiente caracterizado por:

* reduçãodrástica do ciclo de vida dos produtos;
* elevadas diversidade e sofisticação (complexidade) dos produtos;
* elevada personalização dos produtos;
* procura imprevisível e de grande variabilidade;
* reduzidos prazos de entrega ao cliente.



A INDÚSTRIA DOS SEMICONDUTORES

A indústria dos semicondutores constitui, na nossa opinião, um exemplo paradigmático do novo ambienteempresarial com que as empresas e organizações se debatem nos nossos dias, ficando, consequentemente, sujeita a todos os desafios daí resultantes.

Na verdade, trata-se de uma das indústrias mais avançadas tecnologicamente, apresentando uma das mais rápidas evoluções, e sendo de grande exigência em questões de planeamento e de gestão da produção.

As empresas de semicondutores, estandoinseridas em mercados de produção globais, e envolvendo geralmente diversas unidades de produção, de logística, de armazenamento e de serviços, distribuídas por diferentes países, assim como recorrendo permanentemente a entidades externas em regime de subcontratação, podem ser naturalmente conceptualizadas, no âmbito dos novos paradigmas organizacionais, como empresas virtuais. Para além do conjunto dosaspectos estruturais referidos, as empresas de semicondutores, da área de negócios orientada para o mercado de “Circuitos Integrados para Aplicação Específica” (ASIC), fabricam produtos à medida do cliente, estando, por isso, sujeitas a uma imprevisibilidade constante e significativa da procura, para além de terem de suportar todas as dificuldades inerentes a ciclos de vida de produtos...