Novos modelos de gestão

Páginas: 12 (2902 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2010
Introdução

As teorias organizacionais existentes foram surgindo à medida que novos contextos as exigiam, como novas alternativas, seguindo o que poder-se-ia chamar de processo evolutivo, adequado às mudanças do ambiente.

Na última década, novos modelos de gestão passaram a ser adotados, formas alternativas, mistos dos conhecimentos existentes com diferentes concepções.

Assim, temos asmetáforas, comparadas a modelos de gestão, como é o caso do fordismo, comparado à metáfora da máquina, do toyotismo, comparado à dos organismos, e o volvismo, este último, comparado à metáfora do cérebro, sendo o "de ponta".

Ricardo Semler é outro caso interessantíssimo a ser abordado: fez uma verdadeira "revolução", mudando muitas concepções ( e por que não dizer valores) na sua empresa,tornando-se conhecido internacionalmente.

Peter Drucker, como um dos pais da moderna teoria da administração também deve ser relevantemente considerado, com seus ensinamentos que põe abaixo diversos paradigmas da atualidade administrativa.


1. Gerenciando sem Gerentes - A História de Ricardo Semler

Ricardo Semler, um jovem determinado, faz uma verdadeira "revolução" ao assumir a empresafamiliar, SEMCO, democratizando a organização e acabando com as formas autocráticas e tradicionais de gestão existente.

Segundo suas palavras, "... mais importante foram as mudanças drásticas que fizemos em nosso conceito de gerência. (...) A SEMCO tem três valores fundamentais nos quais baseamos uns 30 programas de gerenciamento. Esses valores - democracia, participação nos lucros e informação ..."Semler encoraja a experiência e cultiva uma mudança conceitual, dizendo que os colaboradores devem ser vistos como adultos, pregando a confiança nas pessoas.

Na implantação do programa de participação nos lucros, Semler diz ser importante: baixa rotatividade, pagamento competitivo, ausência de paternalismo, recusas a dar prêmios de consolação quando os lucros são baixos, distribuiçãofrequente dos lucros e muitas oportunidades para os funcionários questionarem as decisões da gerência que afetam os lucros futuros. A transparência também é fundamental.

Suas idéias sobre o marketing também são interessantes: "Marketing é problema de todo o mundo. Todo o mundo sabe o preço do produto. Todo o mundo sabe o custo. Todo o mundo tem a folha de balanço que diz exatamente o que cada um faz,quanto nos está custando, quantas horas-extra pagamos, tudo. E os funcionários sabem que 23% do lucro é deles."

Semler também faz diversas outras inovações: cria avaliações dos chefes pelos subordinados, desvaloriza a área de O&M, extinguindo o organograma da empresa e horizontalizando a estrutura, cria princípios de conduta e diminui drasticamente o número de normas e a descrição de cargos,cria horário móvel e uma rotatividade permanente. O grau de escolaridade e a especialização dos empregados deixam de ser requisito básico.

Semler possui uma excelente visão sistêmica e o RH de sua empresa possui uma posição estratégica. É um empresário que revela-se atento quanto à ética e à sociedade, tendo inclusive criado a Fundação Semco, para treinamento e desenvolvimento de pessoas compotencial e excluídas do sistema capitalista.

Semler, inclusive, fornece um "guia para o gerente estressado".

Reconhecido internacionalmente, conferindo palestras a sendo elogiado por "estrelas" como Tom Peters, Semler possui uma personalidade singular, sendo chamado de "inovador, brilhante, arrogante e subversivo".

Em seu livros "O Modelo Brasileiro de Gestão Organizacional", Sílvio Johannfaz uma análise das idéias de Semler, questionando a democratização apenas a nível tático, a sua inspiração nas teorias neoclássicas já existentes e enfatizando o poderoso marketing pessoal de Semler. A Revista Exame, em 1990, fez uma grande reportagem sobre a Semco, considerada uma empresa de desempenho mediano a nível de balanço e resultados.


2. Fordismo, Toyotismo e Volvismo


Este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Novo Modelo de Gestão
  • O novo modelo de gestão de pessoas
  • novos modelos de gestão
  • O NOVO MODELO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
  • Gestão de Pessoas por Competência: Um novo modelo de gestão ou modismo
  • EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES: UM NOVO MODELO DE GESTÃO?
  • Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares: Um novo modelo de gestão.”
  • Conceitos de competências que fundamentam novos modelos de gestão.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!