Novo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
1. (Cesgranrio) As forças [pic], [pic], [pic], [pic]e [pic], representadas na figura, têm mesmo módulo. Qual delas tem o momento de maior módulo
em relação ao ponto O?
a) [pic]. b) [pic]. c) [pic].
d) [pic]. e) [pic].

2. (Unirio-RJ) A figura a seguir mostra uma placa retangular, homogênea, presa na vertical por um eixo horizontal que passa pelo seu centrode massa (ponto de encontro das linhas tracejadas) e é perpendicular à folha. Além do peso da placa e da força que o eixo exerce sobre ela, estão indicadas as forças F1 = 20N, F2 = 10N e F3 = 30N que são aplicadas à placa nos pontos indicados. Para que a placa não tenha rotação em torno do seu centro de massa, pensa-se em aplicar no vértice A uma força. A alternativa que indica o módulo, a direçãoe o sentido da força, respectivamente, satisfazendo esse intento é:
a) 5,0N; vertical e para cima.
b) 2,5N; horizontal e para a direita.
c) 5,0N; horizontal e para a esquerda.
d) 2,5N; horizontal e para a esquerda.
e) 5,0N; vertical e para baixo.




3. (UFV-MG) Um letreiro de peso [pic]encontra-se em equilíbriodevido ao cabo AB e à articulação C, como ilustrado na figura seguinte:O diagrama das forças agentes na placa é corretamente representado na opção:







4. (FGV-SP) Uma escada apoiada em uma parede vertical e em um piso horizontal está em repouso conforme o esquema ao lado. Sendo, respectivamente, Fa1 e Fa2 as forças de atrito entre a escada e o piso e entre a escada e a parede, N1 e N2,respectivamente, as reações do piso e da parede à escada e P o peso da escada, o diagrama que representa as forças agentes na escada é:








5. (UFSM-RS) A figura representa uma barra homogênea em equilíbrio horizontal, de massa m e comprimento L, estando uma das extremidades articulada a uma parede. Na extremidade oposta, está suspenso um corpo de massa M, estando essa barrasustentada em sua metade por uma mola de constante elástica K. Nessa situação, a mola está distendida de:








6. (F.Carlos Chagas) Uma barra homogênea AB possui comprimento de 10 m e peso 200N. A 2,0 m da extremidade A coloca-se um corpo Q de 100N. Suspensa pelo ponto O a barra fica em equilíbrio na posição horizontal. A distância do ponto O à extremidade A da barra, em metros, vale:
a) 2,0.b) 2,5. c) 3,0. d) 3,5. e) 4,0.
7. (Mackenzie-SP) Três crianças de massas 20 kg, 30 kg e 50 kg estão brincando juntas numa mesma gangorra. Considerando que a massa dessa gangorra está distribuída uniformemente, as posições em que as crianças se mantêm em equilíbrio na direção horizontal estão melhor representadas na figura:







8. (Mackenzie-SP) Afigura mostra um móbile constituído por duas barras de massas desprezíveis que sustentam os corpos A, B e C por fios ideais. Sendo a massa do corpo A 45 g, a massa do corpo C, que mantém o conjunto em equilíbrio na posição indicada, deve ser igual a:
a) 10 g.
b) 20 g.
c) 30 g.
d) 40 g.
e) 50 g.


9. (Fatec-SP) O sistema da figura está em equilíbrio e os pesos da barra e das polias podem serignorados. A razão entre as massas M/m é:
a) 8.
b)1/8.
c) 4.
d) 2.
e) 6.


10. (Mackenzie-SP) O conjunto de polias e fios ideais, ilustrado ao lado, possibilita o equilíbrio estático dos corpos de massas m1 e m2. Se, ao invés de utilizarmos esse conjunto para equilibrar tais corpos, utilizássemos uma haste rígida, de peso desprezível, suspensa pelo ponto O, a figura que melhorrepresentaria a nova situação de equilíbrio seria:


11. (Ufla-MG) Um bloco de peso P encontra-se sobre uma prancha maciça homogênea de peso 4P, montada sobre os cavaletes 1 e 2, conforme a figura. O bloco encontra-se a uma distância X à direita do cavalete 2. A
prancha, cujo ponto médio é C, perderá o contato com o cavalete 1 quando X for maior que:
11. (Ufla-MG) Um bloco de peso P encontra-se sobre...
tracking img