Novo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
| Centro Universitário Campos de AndradeUNIANDRADEMantenedora: ASSOCIAÇÃO DE ENSINO VERSALHESCAMPUS CIDADE UNIVERSITÁRIA |
Disciplina: QUÍMICA ORGÂNICAProfessor(a):DRa. RENATA ALVAREZ COELHO |
Acadêmico: RODRIGO BARANEKCurso: FARMÁCIA Período: 1º Turma 1ºB Turno: NOTURNO |

RELATÓRIO DE AULA PRATICA
* Óleo / Banha
ÓLEO: O termo óleo refere-se a uma classe de substâncias que, porconvenção, deve apresentar-se no estado líquido e viscoso nas condições ambientes de temperatura e pressão ao nível do mar. Os óleos são hidrofóbicos (são imiscíveis com a água) e lipofílicos (miscível com outros óleos). Entre as origens dos óleos, temos a vegetal, animal e mineral. Os óleos de origem vegetal são muito utilizados na culinária, como no preparo de alimentos enquanto que os óleos deorigem mineral, são os mais empregados na lubrificação (óleos lubrificantes) ou na manutenção de peças mecânicas, agindo como desengripantes como combustíveis e ainda podem ser modificados quimicamente como é o caso dos óleos sintéticos. Os óleos de origem mineral podem ser utilizados também como anti-ferruginosos ou desengordurantes. Entre eles temos o óleo diesel, que é preferencialmenteutilizado como combustível nos motores diesel mas que nada impede que sejam usados, como lenha, para movimentar turbinas ou esquentar caldeiras.
BANHA: Banha se refere à gordura de porco. É usada como gordura para cozinhar, tendo também sido usada no passado como manteiga para passar-se no pão. Seu uso na cozinha contemporânea diminuiu devido a problemas que ela pode vir a causar para a saúde, uma vezque contém gordura saturada. Apesar disso, muitos cozinheiros preferem usá-la ao contrário de outras. As qualidades culinárias da banha variam dependendo da parte do porco com que é feita. É ainda utilizada na preparação de sabonete. Em Portugal, existem diversas receitas que fazem uso da banha. Os rojões à moda do Minho constituem um bom exemplo, podendo ser fritos com banha. As alheiras tambémcontêm banha entre os seus ingredientes. O sarapatel utiliza banha em conjunto com azeite. O refogado das tripas à moda do Porto é também feito com banha.
* FORMOL:
Soluções de formaldeído gasoso dissolvido em água são chamadas de formol (O formaldeído se dissolve em água a 37%). Este composto orgânico é altamente tóxico e tem uma vasta gama de aplicações. É usado como desinfetante (mata amaioria das bactérias), conservante (muito usado no embalsamento de cadáveres), na fabricação de resinas sintéticas, tintas, plásticos, espelhos, vidros, cosméticos e até mesmo em explosivos. O formaldeído é usado para fazer vários produtos químicos, incluindo produtos de higiene pessoal como o creme dental.
Devido a sua toxicidade, o formol causa diversas reações maléficas no corpo humano quandoingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele. É irritante para os olhos, nariz, garganta e pulmões e pode causar: reações cutâneas, infecções de ouvido, dores de cabeça, depressão, asma, dores nas articulações, tonturas, confusão mental, náuseas, desorientação, flebite, fadiga, vômitos, distúrbios do sono, laringite, entre outros. Além disso, o formaldeído é considerado um agentecancerígeno para os seres humanos.
Quando o formol é inalado pode causar no indivíduo dor de garganta, tosse e falta de ar. Também irá provocar irritação no trato respiratório. Concentrações entre 25 a 30 ppm (partes por milhão) causa lesões graves no trato respiratório levando ao edema pulmonar e pneumonia. Em altas concentrações pode ser fatal. Em caso de inalação, recomenda-se levar a vítima paraum local bem arejado. Se esta não estiver mais respirando, é necessário fazer respiração artificial. Caso a vítima respire com dificuldade, deve-se consultar um médico imediatamente.
Se ingerido o formol pode causar dor abdominal intensa, náuseas, vômitos violentos, dor de cabeça e diarréia. Concentrações maiores provocam a queda da temperatura corporal, dor no aparelho digestivo, respiração...
tracking img