Novo paradigma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1976 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL



RESPOSTAS

1. Segundo o Relatório Brundtland (1987), desenvolvimento sustentável: “É aquele que harmoniza o imperativo do crescimento econômico com a promoção da equidade social e a preservação do patrimônio natural, garantindo, assim, que as necessidades das atuais gerações sejam atendidas sem comprometer o atendimento das gerações futuras”.

2.Letra “D”.

3. A minha impressão sobre as questões do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21, resumem-se, na grande missão que este projeto tem: de contribuir com o desenvolvimento ambientalmente sustentável, socialmente justo e viável economicamente no Brasil e no mundo, implantando mercados emergentes sócio-ambientais, baseados na democratização da informação, com a reunião, cooperação eparceria das pessoas interessadas no desenvolvimento da sociedade em torno de uma economia mais solidária, ética e comprometida com as atuais e futuras gerações.
Estas questões representam mais harmonia, maiores perspectivas e qualidade de vida. Visto que as propostas, assim como os resultados da Agenda 21, interferem de modo positivo em toda a sociedade, inclusive a mim.

4. Citarei 3 premissas queconsidero fundamentais:
• Sistema de produção que respeite a base ecológica do desenvolvimento: tanto sistemas de produção industrial, quanto agrícola que possibilitem produzir e industrializar sem agredir ou desgastar o meio ambiente.
• Sistema político que assegure a efetiva participação dos cidadãos: onde nossos representantes criem juntamente com as organizações representativas dasociedade, políticas públicas capazes de sensibilizar, mobilizar e motivar toda a sociedade sobre a importância da sustentabilidade.
• Sistema tecnológico que busque soluções: Mobilização nacional e incentivos para todas as universidades, centros de pesquisa para a produção de tecnologias que gerem produtividade e que garantam a mínima agressão ao meio ambiente.
5. Baseia-se no desenvolvimentosustentável do planeta. Através de ações que permitam produzir, crescer sem comprometer a sobrevivência das próximas gerações de todas as espécies de animais e plantas.
A agenda 21 serve de norte para as ações do governo e de todas as comunidades para a busca do compromisso contínuo de conservar os recursos naturais. No entanto, por em prática este novo paradigma, que permitirá sem sombra de dúvida agarantia de um meio ambiente mais equilibrado para as futuras gerações, cumprindo assim, nosso dever mencionado na Constituição do Brasil.

6. Com a segunda Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, mais conhecida como Rio-92 ou Eco-92, entre 3 e 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, onde representantes de 179 governos aceitaram adotar o programa.
A agenda 21 teve umestreito acompanhamento a partir do qual foram feitos ajustes e revisões. Primeiro com a conferência Rio + 5, em 1997 na sede da ONU, em Nova Iorque; posteriormente com a doação de uma agenda complementar denominadas metas do desenvolvimento do milênio (Millenium Development Goals), com ênfase particular nas politicas de globalização e na erradicação da pobreza e da fome, adotadas por 199 países na55ª Assembléia da ONU, que ocorreu em Nova Iorque entre os dias 6 e 8 de setembro de 2000; e a mais recente, a Cúpula de johannesburgo, na cidade sul-americana, entre 26 de agosto a 4 de setembro de 2002.

7. A doação formal da ONU do conceito de desenvolvimento sustentável parte da criação em 1972 da Comissão Mundial sobre Ambiente e Desenvolvimento (WCED) que, em 1987, publicou um relatóriointitulado “Nosso futuro comum”, também conhecido como o Relatório Brundtland. Esse relatório indicou a pobreza no país do sul e o consumismo extremo dos países do norte como as causas fundamentais da insustentabilidade do desenvolvimento e das crises ambientais. A comissão recomendou a convocação de uma conferência sobre esses temas.
O desenvolvimento da agenda 21 começou em 23 de dezembro de...
tracking img