NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

1996 palavras 8 páginas
O QUE MUDOU PARA OS BRASILEIROS COM O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 16 de dezembro de 1990 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e, posteriormente, por Timor Leste, que constituem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entrará efetivamente em vigor, no Brasil, no dia 1º de janeiro de 2009, conforme o Decreto assinado pelo Presidente Lula na Academia Brasileira de Letras (ABL) no dia 29 de setembro de 2008 (centenário de falecimento de Machado de Assis).
Aqui, esse Acordo foi aprovado em 18 de abril de 1995, pelo Decreto Legislativo nº 54, e poderia ter entrado em vigor a partir de 1º de janeiro de 2007, depois que o terceiro país da CPLP o assinou.

ACORDO ORTOGRÁFICO

Este é um Acordo meramente ortográfico e, portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada, como tem sido divulgado por alguns veículos de comunicação.
Não é um acordo radical, que elimine todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas constitui um passo importante em direção a essa pretendida unificação.

O ACORDO SERIA NECESSÁRIO MESMO?

A língua portuguesa ainda tem um sistema ortográfico português e um brasileiro, sendo que o português é adotado também pelos outros seis países que integram a CPLP. Essa duplicidade é consequência do fracasso do Acordo assinado em 1945 e adotado pelos portugueses, mas recusado pelos brasileiros, que preferiram manter as normas estabelecidas pelas Instruções para a Organização do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa aprovadas pela Academia Brasileira de Letras a 12/08/1943, adotadas oficialmente através da Lei nº 2.623, de 21/10/1955, e simplificadas pela Lei nº 5.671, de 18/12/1971.
As diferenças são pequenas, mas a dupla ortografia dificultou a difusão internacional da língua (por exemplo, os testes de proficiência

Relacionados