Novo acordo ortográfico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro: O novo acordo ortográfico da língua portuguesa o que muda o que não muda, de Maurício Silva.

Este livro foi feito com o intuito de abordar as mudanças ortográficas provocadas pelaimplantação do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Fala ainda que, a história da língua portuguesa é marcada por mudanças que buscaram a normatização da ortografia da língua. Buscando, desta forma,estabelecer alguma ordem no que parecia aos homens de letras, aos estudiosos da linguagem ou aos simples usuários do idioma algo incomodamente caótico.
Em sua introdução o autor inicia falando que aLíngua não se congela, para demonstrar que as mudanças ocorrem numa dinâmica histórica em busca do aperfeiçoamento; unificação e, acima de tudo, fortalecimento para que continue a ser a mais claraexpressão de um povo.
É certo que o Acordo engloba a forma de falar de um povo. No Brasil, por exemplo, temos variações na forma de falar de um Estado para outro, o que não impede que entendamos erespeitamos as formas regionais da forma de falar.
O autor afirma que somos 180 milhões de brasileiros e não nos cabe aceitar que tomamos a língua dos Portugueses emprestada e nos cabe apenas respeitá-la.Queremos e participamos de fato e de direito da Reforma Ortográfica buscando um consenso, quando for possível, e duas redações oficiais, quando isso não for possível. E desta forma busca a padronizaçãoda escrita.
Por conseqüência, livros publicados no Brasil teriam fácil aceitação nos outros países de mesma gramática e vice-versa.
A ortografia é um dos elementos mais importantes e polêmicos dalíngua portuguesa. Desde o século XVI, as gramáticas demonstraram preocupação com a forma de escrever mas, apesar de tanta polêmica até os dias atuais ainda não se chegou a um consenso.
Falar deortografia é falar do modo como se escreve e do significado das palavras levando-se em consideração seus aspectos sociais, lingüísticos, históricos, culturais, etc.
O autor apresenta o livro abordando...
tracking img