Novo acordo língua portuguesa

Páginas: 7 (1677 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2011
Linguagem, Língua e Fala
Para que consiga comunicar-se, o homem emprega muitos meios simbólicos: gestos, batidas, desenhos, palavras, etc.
A linguagem é todo esse conjunto de símbolos que o homem pode utilizar para comunicar-se e só o homem possui o privilégio dessa capacidade de comunicação por meio de símbolos. E é a linguagem verbal o mais útil e perfeito meiosimbólico da comunicação por linguagem verbal o conjunto de símbolos articulados por meio de palavras, sejam elas orais ou escritas. Já a linguagem não- verbal emprega símbolos que não dependem de palavras, mas, sim, de imagens (cores, gestos, desenhos, etc.) e de sons (música, batidas, etc.)
A língua é o conjunto de regras, combinadas e articuladas entre si, o qual possibilita a umacomunidade utilizar-se da linguagem para comunicar-se. Então, a língua é o código lingüístico, visto que utiliza a linguagem, próprio e particular de uma comunidade.
Já a fala é realização concreta da língua, feita por indivíduos da comunidade num determinado momento. É interessante que cada indivíduo, para se comunicar, utiliza o código lingüístico do modo que julga mais apropriado.Entretanto, para que a comunicação seja completa é preciso que a língua ( o código lingüístico ( seja respeitada em suas regras internas. Assim, podemos dizer que a língua é comum a todos os indivíduos de uma determinada comunidade lingüística e que a fala é um ato individual que cada membro pode efetuar com o uso da linguagem.

O Estudo da Linguagem: Semiologia e LingüísticaIdentificam-se muito a Semiologia ou Semiótica e a Lingüística, uma vez que se ocupam do mesmo objeto: a linguagem.
Todavia, Semiologia é a ciência que estuda os sistemas de signos, ou seja, estuda a realidade cultural de uma sociedade: as pinturas, os mitos, os jogos, as doenças, o sistema de leis, as relações de parentesco, o vestuário, a alimentação, etc.
ALingüística faz parte da Semiologia e estuda cientificamente o principal sistema de signos conhecidos pelos homens: as línguas naturais. A Lingüística baseia-se na observação de fatos e procura não prescrever regras. Ela procura investigar, observar como as diversas línguas organizam-se e funcionam, estabelecendo relações entre essas línguas e as comunidades em que são produzidas e utilizadas.A Lingüística aceita todos os tipos de construções na fala, desde que haja comunicação, ao contrário do que ocorre com a gramática que visa ao estudo de uma única língua e às regras de como falá-la, de como efetuá-la bem.
Para cada língua temos, portanto, uma gramática específica ou particular. A gramática que estabelece as normas e as regras a serem seguidas pelos praticantes dalíngua é a normativa. Ela baseia-se em modelos de um período da história da língua e, a partir deles, fundamenta suas regras em textos, estabelecendo a chamada norma padrão ou norma culta. Entretanto, quando a gramática registra fatos e tem por objetivo o ensino, ela é modernamente chamada de pedagógica.

O Signo Lingüístico

Meu bem, meu mal
Você é meu caminho
Meu vinho, meu vício
Desde oinício estava você
Meu bálsamo benigno
Meu signo, meu guru
Porto seguro onde eu vou ter
Meu mar e minha mãe meu medo e meu champagne
Visão do espaço sideral
Onde o que eu sou se afoga
Meu fumo e minha ioga
Você é minha droga
Paixão e carnaval
Meu zen, meu bem, meu mal.
Caetano Veloso

Para que uma língua cumpra sua finalidade (possibilitar a comunicação entre falantes por meio da linguagem verbal ( é preciso que o grupo social possua o mesmo conjunto de experiências. É necessário também que o grupo utilize palavras que traduzam os elementos dessas experiências, ou seja, os falantes de cada língua precisam associar um determinado conteúdo (= sentido) a uma expressão (= forma). Essa associação é denominada signo lingüístico....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Novo acordo ortográfico da língua portuguesa
  • Novo acordo ortografico da lingua portuguesa
  • Novo acordo ortográfico da língua portuguesa
  • Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
  • Novo acordo ortográfico da língua portuguesa
  • O novo acordo ortográfico da língua portuguesa
  • NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
  • Webquest: As regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!