Novelas de cavalaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As novelas de cavalaria
As origens da literatura de Portugal encontram-se no período que recebeu o nome de Trovadorismo, que vai de 1198 (ou 1189) a 1418.
Escolhe-se o ano de 1198 (ou 1189) comoinício não só do Trovadorismo, mas da própria literatura portuguesa, pois data dessa época um dos mais antigos textos literários escritos em galaico-português (ou galego-português), a "Cantiga degarvaia", do trovador Paay Soárez de Taveyrós.
O trovadorismo floresceu um tipo de prosa ficcional, as novelas de cavalaria, originárias das canções de gesta francesas (narrativas de assuntos guerreiros),onde havia sempre a presença de heróis cavaleiros que passavam por situações preciosissimas para defender o bem e vencer o mal.
Sobressai das novelas a presença do cavaleiro medieval, concebidosegundo os padrões da Igreja Católica (por quem luta: ele é casto, fiel, dedicado, disposto a qualquer sacrifício para defender a honra cristã). Esta concepção de cavaleiro medieval opunha-se a do cavaleiroda corte, geralmente sedutor e envolvido em amores ilícitos. A origem do cavaleiro- herói das novelas é feudal e nos remete as Cruzadas: ele este diretamente envolvido na luta em defesa da EuropaOcidental contra sarracenos, eslavos, magiares e dinamarqueses, inimigos da cristandade.
As novelas de cavalaria estão divididas em três ciclos e se classificam pelo tipo de herói que apresentam. Assim,as que apresentam heróis da mitologia Greco-romana são do ciclo Clássico (novelas que narram à guerra de Tróia, as aventuras de Alexandre, o grande); as que apresentam o Rei Arthur e os cavaleiros daTávola Redonda pertencem ao ciclo Arthuriano ou Bretão (A Demanda do Santo Graal); as que apresentam o rei Carlos Magno e os doze pares de França são ciclo Carolíngio (a historia de Carlos Magno).As novelas de cavalaria circulavam pela Europa com verdadeira propaganda das Cruzadas, para estimular a fé cristã e angariar o apoio das populações ao movimento. As novelas eram tidas em alto...
tracking img