Novas tecnologias no controle da natureza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVAS TECNOLOGIAS NO CONTROLE DA NATUREZA
A biodiversidade transformada em mercadoria
Quinze grandes empresas, 13 delas norte-americanas, controlam as pesquisas em biotecnologia agrícola. Omercado genético promete lucros de 110 bilhões de dólares dentro de cinco anos. O patenteamento de seres vivos parece ser o "ouro verde" do século 21. Um patrimônio natural e cultural formado por milhões deanos de evolução biológica e práticas agrícolas milenares é submetido a uma gestão agressiva em relação à biosfera
Jean-Paul Marechal
O empobrecimento da biodiversidade constitui um dos aspectosmais preocupantes da crise ecológica mundial. Estima-se que entre 50 a 300 espécies vegetais e animais desaparecem todos os dias [1], enquanto a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN)afirma, na sua "lista vermelha" de 1997, que 11% dos pássaros, 20% dos répteis, 25% dos anfíbios, 25% dos mamíferos e 34% dos peixes estão atualmente em perigo, em todo o mundo.
Por maisimpressionantes que sejam, tais números apenas refletem, de forma bastante imperfeita, o impacto qualitativo da degradação do ecossistema terrestre sob o efeito da extensão da esfera produtiva. É que o conceitode biodiversidade está longe de se reduzir a um simples indicador quantitativo.
Formulado por Walter G. Rosen em 1985, aplica-se ao conjunto constituído por três diversidades — genética (genes noseio de uma espécie), específica (espécies) e ecológica —, bem como às interações existentes entre estas três diversidades. Como sublinha Robert Barbault em Biodiversité (Paris: Hachette, 1997), talnoção extravasa o campo das ciências naturais para se abrir às do homem, que então se descobre predador, fator de enfraquecimento da biosfera e, ao mesmo tempo, contador da riqueza do mundo vivo que orodeia.
Ora, além do seu empobrecimento em curso, o ecossistema deve fazer face à instalação, cada vez mais maciça, de um novo sistema tecno-econômico baseado no reforço mútuo de um mercado daqui em...
tracking img