Novas tecnologias na engenharia civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL









PROJETO DE PESQUISA DA DISCIPLINA PRODUÇÃO DE TEXTO TÉCNICO







O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CONSTRUÇÃO CIVIL









MAIRA LIMAVERDE

JOSÉ ILO





UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

FORTALEZA

MAIO/2012

MAIRA LIMAVERDE

JOSÉ ILO







O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM CONSTRUÇÃO CIVILProjeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Produção de Texto Técnico, como requisito para a 2ª Nota Parcial da disciplina, no curso de Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza.







Orientador:

Liádina Camargo





Fortaleza

2012



SUMÁRIO



TEMA

INTRODUÇÃO

REFERENCIAL TEÓRICO

METODOLOGIA

RESULTADOS ESPERADOS

BIBLIOGRAFIATEMA



A atuação das novas tecnologias no desenvolvimento das grandes obras de construção civil de países em desenvolvimento.







































INTRODUÇÃO

Apresentação

Bastante comentada por todo o Brasil, a Copa do Mundo de 2014 tem impactos diretos e indiretos sobre muitas áreasde atuação. Entre elas, e provavelmente as mais afetadas, estão a Arquitetura, o Urbanismo e a Engenharia Civil. Envolvem-se, portanto, profissionais das mais diferentes áreas de conhecimento, em um processo colaborativo para a realização de um evento de tal porte.

Embora seja um dos principais assuntos tratados hoje no país, estima-se que apenas 5% das obras da Copa já estão finalizadas, oque preocupa todos os indivíduos envolvidos, principalmente a Federação Internacional de Futebol (FIFA).



Justificativa

Normalmente, grandes obras exigem muito tempo de planejamento, projeto e execução. Mas, no caso de um mundial de clubes, os curtos prazos e a forte pressão sofrida fazem com que todos os agentes envolvidos desenvolvam suas tarefas da forma mais rápida possível. Assim,embora sejam inegáveis as melhorias que uma cidade sofre ao receber um evento de tal porte, grandes obras em um curto espaço de tempo carregam consigo grandes gastos e muitos desperdícios econômicos e sociais.

Dessa forma, é interessante analisar de que formas as novas técnicas de projeto e construção civil são capazes de otimizar grandes obras, de modo a minimizar os impactos sofridos pelasociedade, seja pela economia em gastos públicos ou pela diminuição dos transtornos urbanos causados por enormes canteiros de obra.



O Problema

Que benefícios podem ser trazidos pelas novas tecnologias em grandes obras?

Quais as formas de facilitar a difusão das novas tecnologias pelos países em desenvolvimento?

Objetivo Geral

Analisar como as novas tecnologias da construção civilafetam o resultado final de grandes obras e de que forma isso pode ser difundido para os diversos países que precisam realizar grandes construções em curtos espaços de tempo.



Objetivos Específicos

Analisar, comparativamente, dois empreendimentos que usem diferentes formas de projeto e execução, um realizado por métodos tradicionais e outro realizado com o auxílio das novas tecnologiasestudadas na pesquisa.

Identificar os benefícios das novas tecnologias em grandes obras, nos aspectos quantitativo, orçamentário e de cronograma de obra.

Traçar estratégias para difusão das novas tecnologias e suas aplicações em países subdesenvolvidos que necessitem da realização de grandes obras em curto espaço temporal.





















REFERENCIAL TEÓRICOCom a crescente disputa por mescado entre as empresas no ramo da civil, a busca por novas tecnologias e técnicas que otimizem a construção de grandes obras tem sido algo incessante. ''Muitas são as perspectivas e ideias que surgem no setor para adaptar a produção aos novos tempos'', afirmar o autor do artigo Planejamento na Contrução Civil.

O BIM (Building Information Modeling) pode ser...
tracking img