Novas tcnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Produção industrial esboça reação em janeiro
Segundo dados divulgados pelo IBGE, a indústria brasileira cresceu 2,5% sobre janeiro. No acumulado de 12 meses, porém, o indicador cai 1,9%
Fábrica daItautec em São Paulo (Alexandre Battibugli/EXAME)
A produção industrial brasileira subiu 2,5% em janeiro frente a dezembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE) nesta quinta-feira. Na comparação com o mês anterior, é o maior crescimento desde março de 2010.
Em relação a janeiro de 2012, a produção subiu 5,7%. É o mais expressivo crescimento nacomparação anual desde fevereiro de 2011.
A alta é maior do que a verificada em dezembro, que foi de 0,2%. Em novembro, o resultado fora de queda de 1,3%.
Segundo o IBGE, a expansão em janeiro ocorreu deforma generalizada.
Reação - Com o resultado, o indicador acumula queda de 1,9% em janeiro no acumulado em 12 meses, redução com relação ao recuo de 2,6% nos 12 meses encerrados em dezembro. O maudesempenho da indústria brasileira veio apesar das medidas de estímulos do governo em 2012, que foram desde desonerações fiscais para consumo e produção à queda da taxa básica de juros Selic para amínima histórica de 7,25% ao ano.
Setores - Os setores que se destacaram de dezembro para janeiro foram material eletrônico e equipamentos de comunicação (10,5%), farmacêutica (5,6%), máquinas eequipamentos (5,7%), refino de petróleo e produção de álcool (5,2%) e veículos e automotores (4,7%).
Os piores desempenhos foram de fumo (-53,5%), indústrias extrativas (-6,6%) e outros equipamentos detransporte (-4,3%).
Categorias - Todas as categorias mostraram expansão em janeiro, com forte destaque para a produção de Bens de capital - ligada aos investimentos -, com alta de 8,2% sobre dezembro e de17,3% ante janeiro de 2012.
Já a categoria Bens intermediários teve uma expansão mais modesta, crescendo 0,9% sobre dezembro e 4% sobre janeiro de 2012, enquanto Bens de consumo registrou alta...
tracking img