Novas têndencias empresariais.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 1

O processo de mudança por que está passando a economia mundial nos últimos vinte anos contribuiu para criar um novo ambiente de negócios. A derrubada das fronteiras nacionais, as mudanças macro e microeconômicas e o desenvolvimento vertiginoso da tecnologia da informação e das telecomunicações levaram à formação da “aldeia global” de Mac Luhan num espaço de tempo muito mais curtodo que se previa.

O novo ambiente de negócios é fortemente competitivo e exige, das sociedades e das empresas, um esforço permanente no sentido de adaptar seu planejamento estratégico para o quadro extremamente volátil que caracteriza o processo de globalização em nossos dias. Trata-se de uma situação especial, uma vez que simultaneamente existem muitas oportunidades, ao mesmo tempo emque as ameaças crescem com a expansão do alcance dos mercados.

Cinco macrotendências estarão influenciando de modo poderoso o ambiente econômico nos próximos anos, moldando o cenário dos negócios e criando impacto sobre as organizações.

a) demografia: organização das populações no mundo, crescimento, envelhecimento, novos povoamentos.
b) ciência e tecnologia: desenvolvimento de novosprodutos, facilidade de comunicações e transporte.
c) recursos naturais e meio ambiente: sustentabilidade, ecologia.
d) globalização e interrelações na economia global: proximidade global,
e) questões de governança corporativa, tanto no planos nacional como no internacional: é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa édirigida, administrada ou controlada.

Tendências Empresariais:

Trabalho: mudanças no modo com se lida com o emprego no mundo moderno. Os empregos são mais específicos e raramente as pessoas se mantém no mesmo cargo durante toda a carreira, como antigamente. As mudanças são mais rápidas, e as pessoas procuram sempre maximizar seus ganhos, assim como as empresas.

Tempo: A empresa ganhacompetitividade ao poupar tempo para o cliente. O tempo pode ser tratado como um produto, que quando menos se gasta, mais se lucra. Reduzir burocracias, demoras na entrega e na comunicação entre clientes e empresas.

Fidelização do cliente: Com o aumento da concorrência inclusive com empresas estrangeiras, a fidelização do cliente tornou-se essencial para os negócios das empresas modernas. Programasde fidelização ocorrem em cias de aviação, supermercados, etc. O objetivo é tornar a relação cliente empresa, duradoura e lucrativa para ambos.

Tendências gerais

Renovações das relações trabalhistas, da estrutura administrativa, e as formas de organização da estrutura produtiva serão importantes para a recolocação estratégica da empresa no futuro.

Informações é o insumo básico para atomada de decisões.

Mercado e competição em dimensões globais e não mais locais.

Novas atividades criadas pela tecnologia e automação.

Aula 2

Contexto histórico econômico para o surgimento das empresas transnacionais.

Houve uma modificação na divisão internacional do trabalho. Desde Bretton Woods, os países periféricos se especializaram na produção de matérias-primas e ospaíses industrializados na produção de manufaturas e produtos de conteúdo tecnológico. Os países usavam o protecionismo econômico para evitar a concorrência de produtos estrangeiros e incentivar a industrialização local.

Porém, com o aumento da tecnologia de transporte e comunicações, ficou mais fácil para empresas produzirem em outros países, onde poderia encontrar insumos mais baratos. Emvez de importar produtos, os países passaram a importar a própria empresa, ex: montadoras de automóveis e bens de consumo duráveis, como geladeiras, fogão, televisão, etc.

Posteriormente, as empresas passaram a ser chamadas de transnacionais, pois dividiram cada pedaço da produção no local em que as condições eram mais favoráveis para cada etapa produtiva. Fragmentação da produção no...
tracking img