Novas praticas de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Contabilidade, no decorrer dos anos, consolida seu importante papel como principal provedor de informações financeiras, diante da globalização da economia, a humanidade passou a se integrar cada vez mais com o conhecimento e a comercialização pelo avanço da tecnologia possibilitando a abertura de transações entre os países. Dessa forma a contabilidade busca intensificar suas práticas contábeis,fazendo com que a utilidade de suas informações não fique prejudicada, afetando, por exemplo, a comparabilidade de dados entre empresas do mesmo setor. De acordo com Souza (2009), a globalização é um dos fenômenos mais presentes nas sociedades contemporâneas, a oportunidade de ligar-se com vários países e interagir com pessoas do mundo inteiro passou a ser sinônimo de ser moderno e avançado.Nesta linha de raciocínio, a contabilidade a cada dia busca inovação em suas práticas contábeis para que possam estar alinhadas conforme a necessidade de seus usuários. Essa tendência, aliada as novas normas contábeis criadas internamente, através das instituições e conselhos e órgãos da classe, coloca a contabilidade brasileira em uma nova fase, com a finalidade de harmonizar os padrões contábeis,vale ressaltar que as regras e práticas contabilísticas são influenciadas pelo ambiente onde se inserem tendo em consideração que a internacionalização econômica e cultural, que presenciamos desde os anos 60 tem vindo a criar um impacto forte sobre a contabilidade perante sua comunicação financeira. No Brasil, com o estreitamento das relações comerciais, bem como a entrada de empresastransnacionais, possibilitou o crescimento do intercâmbio de práticas contábeis, forçando ingressar na tendência mundial de harmonização dos padrões contábeis, seguindo seu conceito em observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros realizados dentro de um patrimônio.
Cada vez mais o atual cenário mundial aponta uma crescente internacionalização da economia, onde entender as dimensões dacontabilidade é vital para qualquer um que queira negociar por fronteiras nacionais e internacionais, onde as informações contábeis podem variar essencialmente de um país para outro, de acordo com os princípios que os governam. O processo de convergência da contabilidade no Brasil deu-se inicio em 1990 quando a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) criou três comissões para revisar e propor alterações naLei nº 6.404/76 e 6.385/76. Referente à parte contábil, foram propostos conceitos utilizados em mercados internacionais de países desenvolvidos.
Após longas discussões com os demais envolvidos na regulação contábil brasileira, para a reformulação da Lei das Sociedades por Ações, obteve um anteprojeto de lei definitivamente formulado, que foi encaminhado ao Congresso Nacional para apreciação. Oreferido projeto tinha a finalidade segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CMV):
● Adequar a parte da lei de forma a atender a necessidade de maior transparência e qualidade das informações contábeis.
● Buscar eliminar ou diminuir as dificuldades de interpretação e de aceitação das nossas informações contábeis, principalmente quando existem dois conjuntos de demonstrações, um para finsinternos e outro para fins externos, com valores substancialmente diferentes.
● Criar condições para harmonização da lei com as melhores práticas contábeis internacionais.
● Conseqüentemente, reduzir o custo (taxa de risco) provocado por essas dificuldades de interpretação e de aceitação.
● Reduzir o custo de elaboração, de divulgação e da auditoria das nossas demonstrações contábeis.
Oanteprojeto ficou em discussão no Congresso Nacional por vários anos, não sendo apresentadas conclusões a respeito da reformulação da legislação societária. Dessa forma, os órgãos reguladores iniciaram o processo de convergência comas ferramentas que possuíam, através da regulação profissional e regulação das Sociedades Anônimas de capital aberto. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), juntamente...
tracking img