Novas formas organizacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A sociedade disciplinar, que se fundamentava na organização dos grandes meios de confinamento, família, escola, caserna, fábrica, hospital e prisão, atravessou uma crise. Depois da Segunda GrandeGuerra o modelo emblemático das sociedades disciplinares começa a ser substituída por um novo modelo.

A passagem da modernidade para a contemporaneidade ocasionou a mudança de um modelo de sociedade.De uma sociedade vista por Foucault como “Disciplinar”, para um modelo de sociedade identificada por Gilles Deleuze (1992) como de “controle”. Hoje, nós encontramo-nos num momento de transição entreum modelo e outro. Estamos a sair de uma forma de encarceramento completo para uma espécie de controle aberto e contínuo.

Na sociedade disciplinar o observador está presente e em tempo real aobservar e a vigiar os indivíduos. Na sociedade de controle esta vigilância torna-se rarefeita e virtual. Todavia, o efeito causado nos indivíduos parece ser o mesmo: são ao mesmo tempo visíveis eincapazes de ver. Tanto nas sociedades disciplinares, quanto nas sociedades contemporâneas, os indivíduos sentem-se controlados pela força penetrante do olhar, tornando-se assim “dóceis”e “úteis”.

Seráque os indivíduos modernos, têm consciência do carácter subordinante dominador e insuportável da nova forma de vigilância? Ou consideram-na como natural?

A sociedade atual caracteriza o capitalcomo principal bem a ser adquirido. Somos movidos pela ganância do lucro e pelo consumismo exacerbado. Somos guiados por um modelo que nos impede de pensar adiante, de querer mudar e lutar bravamente pornossos ideais. Somos principalmente moldados pela sociedade, para que o sistema vigente continue a dominar.

Para exercer todo este poder, aplica-se as idéias de sociedade de controle vistas eanalisados por Foulcaut. Somos vigiados diariamente em cada passo dado. Para cada erro, vem a repreensão; e a cada acerto, um estímulo. Este método, requer a obediência dos cidadãos.

Logo,...
tracking img