Novas formas da familia contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Novas formas de família da sociedade contemporânea.

A sociedade contemporânea caracteriza-se por constantes e sucessivas mudanças sociais. Dentre as vária instituições sociais que compõe uma sociedade, a instituição família tem sido a mais afetada no que diz respeito a transformações na sua estrutura base.
Varias tem sido as mudanças sociais nas sociedades, que tem contribuída para osurgimento de novas formas de família: entrada da mulher no mercado de trabalho, o aumento de divórcio, técnicas de fertilidade.
Todos estes factores em simultâneo tem exercido fortes influências que abalam este grupo social, que a família está numa fasse de transição que pelas mudanças observadas deixa de coresponder as ideias estabelecidas no passado de um grupo social imutavel com uma estruturafortemente enraizada,pois a realidade social vivida nos dias de hoje em nada se semelha a realidade social das décadas anteiores,hoje vive-se num tempo mais dinâmico,tudo se processa de um modo mais rapido e complexo.
A partir da decada de 80 começa a verificar-se um aumeto gradual , foram acontecendo fortes mudanças,surgem desse modo novas formas de família,ou seja ,novas famílias compostas deformas que a sociedade não estava habituanda a observar,desse modo surgem as famílias monoparentais,famílias recompostas ,famílias homoxessuais.

Quando falamos da família formamos uma imagem imediata de um conjunto de pessoas ligadas por laços de consanguinidade que vivem juntos em regime de coabitação, ou seja da família nuclaer que durante décadas predominava na sociedade.

O estudo dafamília consiste na compreensão das variações que este grupo pode assumir, e vem assumindo, na nossa sociedade. Trata-se portanto de identificar os tipos de família que existem.

Nosso estudo sobre as famílias consiste no entendimento dos principais tipos de famílias.

A) A Família Monoparental é aquela formada pelos filhos e apenas um dos genitores, ou seja o pai ou a mãe.
Muitos estudos temchamado a atenção para a importância destas famílias na reprodução de algumas dificuldades para os indivíduos que participam dela. É que muitas das famílias monoparentais são liderada pelas mulheres e em geral mulheres de classes sociais mais baixas sem acesso aos recursos legais que poderiam obrigar o pai a assumir as responsabilidades na criação dos filhos. Some-se a isto o fato de no Brasil aremuneração do trabalho das mulheres ser menor do que o dos homens.

Tudo isto faz das famílias monoparentais um tipo de família mais presente nos grupos mais pobres .

B) A Família Nuclear: é o tipo mais comum de família. É o grupo formado pelo casal e filhos. Este tipo apresenta uma tendência a diminuição.De qualquer forma este ainda será o principal tipo de família no Brasil.

A sua diminuiçãoexige que nos desdobremos em busca de explicações.

Exatamente aqui é importante a compreensão do conceito de papel social de gênero. Quando olhamos a família nuclear temos apenas o conjunto dos membros. Entretanto, se nos atermos a distribuição dos papéis sociais entre o casal, nós podemos expandir a família nuclear em subtipos.

Quando os papéis sociais de gênero dentro da família, entre ocasal, é feito de modo a resultar ao homem a tarefa de provedor da família, principal ou exclusivo, e a mulher as tarefas domésticas não-remuneradas, nós temos um tipo de família nuclear chamada de tradicional.

Na verdade a crise da família nuclear está relacionada com este tipo família, o tradicional. É que nesta família homens e mulheres tem poderes diferentes, gozam e status desiguais. Ohomem costuma ter todo o poder de decisão sobre a família.

As conquistas das mulheres das últimas décadas estão apoiadas em alguns pilares fundamentais. Um deles é a conquista do trabalho. O fato de as mulheres saírem de casa para trabalhar, e em alguns casos, ser o principal provedor, altera a distribuição de poderes dentro da família. A difusão de anticoncepcionais também faz parte deste...
tracking img