Novas abordagens da administração.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:
O inicio dos anos 1970 foram marcados por mudanças macro ambientais que tornaram arcaicas as práticas de gestão organizacional e/ou administrativa até então utilizadas. No inicio dos anos de 1990 as organizações mundiais começaram a rever seus modelos de administração. O começo da década de 1990 marca o surgimento da Era da Informação. O capital financeiro cede o trono para ocapital intelectual. A nova riqueza passa a ser o conhecimento, o recurso organizacional mais valioso e importante. Nas organizações privadas os aspectos mais relevantes foram à competitividade do que a sobrevivência e; nas organizações públicas a necessidade de prestar serviços com qualidade para sociedade.
As organizações públicas e privadas buscam novas idéias, modelos e práticas de gestão maisadequadas suas realidades e necessidades, nas áreas empresariais e acadêmicas. Foi preciso um tempo para que as organizações se adaptassem aos novos modelos de gestão, mas, por um processo de evolução contínua, do que, por quebra ou mudança dos conhecimentos gerenciais. Diante desses fatos surgiram modelos e práticas como: Administração Participativa, Administração Japonesa, Benchmarking,Downsizing, Administração Holística, Reengenharia, Terceirização, Downsizing e Learning Organization. Ocorre assim, uma quebra de paradigma, onde rupturas de valores referentes aos aspectos do ambiente organizacional, das pessoas, atividades e das novas tecnologias se interagem provocando um contínuo aprender do ser humano, que precisa ser avaliado do ponto de vista da evolução dos novos modos de seadministrar uma organização. As novas abordagens de administração enfatizam as pessoas, clientes processos e tecnologia. A seguir será um breve resumo dessas abordagens com as suas ênfases.

1. Ênfase nas Pessoas
Administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivaçãono trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações. Nesta forma de gestão é dada a possibilidade aos colaboradores de questionar, propor, opinar e discutir situações da vida e da gestão da organização. As pessoas dos diversos níveis hierárquicos são inclusivamente estimuladas a participar no processo de gestão de forma que todos sejam comprometidos com osobjetivos e os resultados organizacionais. De acordo com os seus defensores, além de contribuir para melhorar a qualidade das decisões e para obter o comprometimento de todos com as decisões tomadas, a gestão participativa contribui para uma maior motivação de todos e, por essa via, para o aumento da produtividade e da eficiência. Nesse modelo, predominam a liderança, disciplina e autonomia. Nasorganizações que adotam esse modelo, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho.
2. Ênfase nos Clientes
Administração Japonesa pode ser chamada de Produção enxuta, surgiu no Japão, na fábrica de automóveis da Toyota, logo após a Segunda Guerra Mundial. Naquela época a indústria japonesa tinha uma produtividade muito baixa e uma enorme falta de recursos, o que aimpedia de adotar o modelo da produção em massa.O sistema de produção japonês tal como é estruturado atualmente surgiu nos vinte e cinco anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, na Toyota Motor Co. Seu maior idealizador foi o engenheiro Taiichi Ohno. Daí decorre as duas outras denominações do método: Sistema Toyota de Produção ou Ohnoismo. São características básicas do Ohnoismo:
Just in time -sincronização do fluxo de produção, dos fornecedores aos clientes
Kanban- sistema de informação visual, que aciona e controla a produção
Muda- busca da eliminação total de qualquer tipo de desperdício
Kaizen- busca do melhoramento continuo em todos os aspectos, portanto se refletindo na produtividade e na qualidade, sendo os círculos de controle da qualidade apenas um dos seus aspectos.
3....
tracking img