novaleisas pratica docente

2950 palavras 12 páginas
A Grade Curricular de Graduação em Ciências Contábeis diante das alterações à legislação societária – Lei n.º 11638/2007: o desafio dos educadores.

Cleide Maria Rodrigues Clímaco Costa e Silva1 cleideclimaco@gmail.com Resumo
A legislação societária brasileira é basilar da prática docente relativa à formação dos profissionais de
Contabilidade. A promulgação da Lei n.º 11.638, em 28 de dezembro de 2007, trouxe importantes inovações à
Contabilidade executada no Brasil, representando um passo decisivo à padronização com as Normas
Internacionais de Contabilidade. No entanto, há muitas questões necessitando de esclarecimentos mais aprofundados sobre a sua aplicabilidade: como a amortização de bens intangíveis e direitos classificados no
Ativo Intangível e Ativo Diferido. A adequação deve ser introduzida aos acadêmicos sem demora, pois as alterações serão exigidas a partir de 2008, ou seja, no encerramento do exercício social de 2008 as empresas deverão apresentar sua escrituração e demonstrativos baseados na nova Lei. Os docentes em exercício têm um compromisso com os acadêmicos (sala de aula) e com os profissionais em exercício (atualização profissional).
Palavras-chave: Currículo; Graduação; Ciências Contábeis; Lei n.º 11.638/2007.

Introdução
Em dezembro de 2007 foi promulgada e publicada a Lei n.º 11.638/2007 – a nova Lei das Sociedades Anônimas – que trouxe grandes inovações aos esforços de padronização das normas contábeis brasileiras junto às normas internacionais de contabilidade.
Ora, as empresas brasileiras de grande porte – fechadas ou abertas – estavam carecendo de legislação que viabilizasse maior transparência dos atos de gestão. A legislação principal datava de 1976, com umas poucas atualizações ao longo do tempo, mesmo assim

1

Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Ensino e Mestre em Ciências em Engenharia da Produção.
Vinculada ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí, na

Relacionados