Nova ortografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acordo ortográfico

Público alvo: Alunos do 6º ano (5ª série)

Duração: 2 aulas

Material necessário: Tirinha retirada do site “Uol” para todos os alunos, jornais ou textos que já estejam comas palavras atualizadas, seguindo o acordo ortográfico.

Objetivo geral: Possibilitar que os alunos identifiquem palavras que sofreram mudanças com o Acordo Ortográfico e reconheçam a necessidade deaprendê-las.

Objetivos específicos: Promover, através das palavras trabalhadas em sala de aula, a curiosidade nos alunos em conhecerem demais palavras que sofreram as devidas alterações.
Favorecero reconhecimento das palavras já modificadas em textos jornalísticos.

Desenvolvimento:

Iniciar a aula com questionamentos sobre o acordo ortográfico, para que os alunos possam partilharo que já sabem ou ouviram falar sobre a mesma (para isto as carteiras poderão estar organizadas em forma de um círculo);
Explicar o porquê deste acordo e quais países, que falam a línguaportuguesa que também estão inclusas no acordo;
Entregar a tirinha e questionar os alunos quanto ao que é um ditongo e o que são palavras paroxítonas.
Colocar algumas das palavras, que seencaixam nesta regra, no quadro e junto dos alunos fazer as alterações necessárias, conforme o Acordo exige.
Distribuir entre os alunos jornais ou textos selecionados e solicitar que encontremas palavras que seguem as regras do acordo ortográfico;
Neste momento deve-se fazer uma inferência sobre as demais palavras do nosso vocabulário que também sofreram mudanças.Justificativa:


Mudanças sempre são bem vindas para que o processo de ensino-aprendizagem seja repensado e os professores se atualizem juntamente dos alunos. Portanto trabalhar as novas regras doacordo ortográfico será de grande valia para que os alunos estejam preparados para a mudança, pois mesmo que as duas formas de escrita ainda forem aceitas, eles irão perceber a necessidade de já estarem...
tracking img