Nova ortografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA – PUC-GO
ENSAIO ACADÊMICO
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
PUBLICIDADE E PROPAGANDA





ANÁLISE DE COMO A EMPRESA NATURA UTILIZOU A MÍDIA PARA PROMOVER A SUA EMPRESA E FALAR SOBRE SUSTENTABILIDADE





BRUNA ADRIELI DA SILVA OLIVEIRA










Goiânia – GO
2012

1 - INTRODUÇÃO:
O objetivo deste ensaio é abordar como a empresa Natura utilizoua mídia para se promover de maneira positiva mesmo sem utilizar uma publicidade direta a seus consumidores.
Atualmente um tema bastante comentado em todos os lugares é o meio ambiente e a sustentabilidade envolvida para que se obtenham melhores resultados na preservação do meio ambiente.
Um exemplo de como eles foram bem sucedidos com os seus planos de marketing foi o grandioso crescimento desua equipe de funcionários e revendedores a princípio no País e depois por todo o mundo.
O foco desta empresa se baseou no investimento nos conteúdos midiáticos de modo indireto, pois, para o público - alvo o objetivo das campanhas se baseia no bem- estar e a qualidade de vida e não somente na venda do produto anunciado que muitas vezes nem recebe todo o holofote que as outras marcas oferecem aoproduto.





PALAVRAS – CHAVE: Sustentabilidade, Natura, Mídia, Abordagem, Empresa, Tecnologia, Cosmética, Negócios, Revendedores, Produtos, Conceito, Responsabilidade, Desenvolvimento, meio - ambiente.









O USO DAS MÍDIAS PARA A PUBLICIDADE:
A Publicidade utiliza muito dos meios de comunicação para transmitir as suas mensagens ao público-alvo e atualmente um dos meiosmais utilizados é a internet por sua possibilidade de constante atualização e proximidade com o público-alvo.
Aproveitando disso diversas instituições utilizam as redes sociais como centro de relacionamento e avaliação de atendimento aos seus clientes e futuros clientes.
São diversas as questões que são levantadas como assuntos de debates, porém, uma que recentemente está bastante em foco e o meioambiente e a sustentabilidade.
Como afirma Brundtland (1987, p. 28), sustentabilidade é “suprir as
necessidades da geração presente, sem afetar a habilidade das gerações
futuras de suprir as suas”.
E Segundo Philip Kotler (2008):
Podem-se listar três de muitos fatores que um número crescente de empresas tem que construir dentro de seus pensamentos:
1. Praticar a sustentabilidade. Osconsumidores julgarão, cada vez mais, as companhias por seu desempenho com respeito ao uso sábio e eficiente dos materiais e dos processos de produção. Os críticos atacarão aquelas companhias que são descuidadas sobre os desperdícios, os gases, os produtos químicos nocivos emitidos e assim por diante.
2. Mensuração do Retorno sobre Investimento em Marketing. A diretoria não vai mais tolerar o uso dofundo de marketing incompatível com métricas apropriadas. As empresas têm muitos reivindicadores desta verba e o Marketing deve saber muito bem alocar esses fundos.
3. O dinheiro da promoção (dos produtos) está se movendo dos meios tradicionais para os on-line. Há uma evidência da queda de eficácia dos comerciais de 30 segundos e este dinheiro seria mais bem gasto nas novas mídias e meiosinovadores.
A EMPRESA NATURA:
A Natura abriu o seu pequeno comércio em 1969 como vendedores de cosméticos que também realizavam consultorias de tratamentos de beleza personalizados com apenas sete funcionários. Já em 1980, esse número passou para 200 funcionários e junto com eles mais duas mil consultoras de tratamentos e revenda de cosméticos espalhadas pelo país. Em 1990 a empresa contava com 1800funcionários e o número de consultoras passou para 50 mil, Tornando a Natura em 1997 a maior empresa brasileira de cosméticos, tendo como equipe três mil funcionários, 145 mil consultoras no Brasil e cerca 10 mil na América Latina. (REZENDE, Yara; 1997)
Com a evolução da tecnologia usada na fabricação dos cosméticos houve um aumento de US$ 76 milhões anuais para US$ 836 milhões em 1996 com uma...
tracking img