Nova atlantida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Francis Bacon (1561-1626), também conhecido como Bacon de
Verulâmio,  nascido em Londres,  Inglaterra, foi um político, filósofo e ensaísta inglês, barão de Verulam (ou Verulamo ou ainda Verulâmio), visconde de Saint Alban. Escreveu sua obra Nova Atlântida, uma das obras mais famosas. 
Nova Atlântida foi uma obra que mostrou uma cidade totalmente naturalista, apesar de não ofender o que énatural.
A Nova Atlântida é o relato das experiências vividas por um grupo composto
por cinqüenta e um tripulantes de uma embarcação que deixara o Peru e partida em direção ao Japão e à China, através do Oceano Pacífico. Tendo levado provisões para um ano, após cerca de cinco meses, ventos contrários impedem que a viagem progrida.
Ainda que, por meses, consumam as provisões da maneiramais parcimoniosa, estas chegam ao ponto de se esgotar por completo. Vendo-se numa situação de extremo desespero, os tripulantes imploram pela ajuda e misericórdia de Deus. Neste momento, ventos fortes do sul se levantam e impelem a embarcação para o norte.
No dia seguinte, avistam a capital da Nova Atlântida, Bensalem, e assim tem início a viagem de descoberta, ou, usando a noção de Minerva,a viagem de atravessamento da tripulação.
Após serem acolhidos pelos habitantes de Bensalem, os tripulantes são
hospedados na Casa dos Estrangeiros, uma espécie de casa de reabilitação da ilha. Ali são postos em quarentena e, ao fim de três dias, recebem a visita do administrador da instituição.
Este é o primeiro dos três interlocutores que revelarão ao narrador
peculiaridadesrelativas à religião, ao convívio social, a alguns costumes e, mais importante, à Casa de Salomão, a principal instituição da ilha, um enorme colégio voltado à pesquisa científica.
 Bacon apresenta uma civilização igualitária, onde todos têm seus direitos e também o seus deveres. Nesta cidade, a visão da natureza é igual a todos e ninguém faz uma antecipação errada ou toma de um outro intelectoessa visão. Viviam em harmonia com a natureza, baseado na harmonia com tudo oque é natural e em harmonia também com o cientificismo, logo, apesar de haver algumas semelhanças com o pensamento religioso, privilegiava a ciência.
 O contexto histórico se baseia na época do cristianismo em decadência. O império Romano havia tomado grande parte dos países que ali viviam. Eles eram pagãos, erampoliteístas, veneravam vários deuses, e até mesmo talismãs e duendes.
Nessa época, desde o século I, o cristianismo foi crescendo cada vez mais, e quando Roma estava sobre o poder de Constantino (Pagão), que pregou o catolicismo, quando ele morresse os cristãos iam dominar todos os territórios por ele conquistado, então fazendo isso, unificaram e o império foi crescendo,  até que o cristianismodominou Roma.
Quem era pagão era totalmente perseguido pela Igreja Católica e se não se convertessem para o cristianismo era executado de maneiras bem cruéis. Mesmo assim ficaram algumas ceitas pagãs, que ficavam cultuando em silêncio, ás escondidas da Igreja Católica.
 Até que Roma foi invadida por povos bárbaros, como anglo-saxões, hindus ( um dos povos mais violentos).
A tática que elesusaram foi nada mais que fingirem que eram cristãos, para penetrar na sociedade romana e assim não serem mortos e nem queimados vivos. Como eram pagãos, eles perseguiam e matavam cristãos em silêncio, até que dominaram a Roma.
 No livro Nova Atlântida os homens que chegaram na ilha de Bensalém, desconhecida pelo mundo, uma ilha que só possuia uma civilização cristã. Quando chegaram lá, umsacerdote perguntou se eles eram cristãos, como avistaram uma imagem de uma cruz vermelha, falaram que eram, ou seja, assim como os bárbaros, eles fingiram ser cristãos para não morrerem, uma tática de sobrevivência, mentir para não morrer ou não mentir e morrer.
  Era o começo do capitalismo, ou seja, Francis Bacon diz que eles não deixam a natureza de lado, eles têm a necessidade dela, não deixam...
tracking img