notuno a noite do apartaento

577 palavras 3 páginas
Noturno à janela do apartamento - POEMAS E ANÁLISES INTERPRETATIVAS

NOTURNO À JANELA DO APARTAMENTO
Silencioso cubo de treva: um salto, e seria a morte.
Mas é apenas, sob o vento, a integração na noite.
Nenhum pensamento de infância, nem saudade nem vão propósito.
Somente a contemplação de um mundo enorme e parado.
A soma da vida é nula.
Mas a vida tem tal poder: na escuridão absoluta, como líquida, circula.
Suicídio, riqueza, ciência…
A alma severa se interroga e logo se cala. E não sabe se é noite, mar ou distância.
Triste farol da Ilha Rasa.
Carlos Drummond de Andrade, em Sentimento do Mundo.
Interprtação
Neste poema do livro Sentimento do Mundo, o autor mostra sua visão pessimista do mundo. É notório que nesta época em que estava ocorrendo a 2º Guerra Mundial, não havia esperança, não havia otimismo. Consequentemente, Carlos demonstra em sua falta de confiança com o mundo. Onde tudo era apenas "…escuridão absoluta, como líquido, circula. Suicídio, riqueza, ciência…".

http://drummondpoeta.tumblr.com/ acesso em 08/07/2014 às 21:49 interpretação Em noturno à janela do apartamento, o poeta contempla, à noite, “um mundo enorme e parado”. O conflito do Eu com o Mundo aparece na metá- fora “silencioso cubo de treva”, que representa tanto o apartamento como o interior do poeta; daí o conflito, pois ao pequeno e “silencioso cubo de treva” contrapõe-se um “mundo enorme e parado”. Fechado em seu apartamento e em seu silêncio (“A alma severa se interroga / e logo se cala.”), o poeta não se envolve com o mundo, apenas recolhe-se ao sentimento de tristeza, pois não tem “nenhum pensamento de infância, / nem saudade nem vão propósito.” entre o eu e o Mundo há apenas a noite que os envolve. o poeta sente o mundo como algo enorme e parado.

COMENTÁRIO CRÍTICO SOBRE O LIVRO NO GERAL
Sentimento do mundo é um livro que oferece ao leitor a possibilidade de uma tomada de consciência sobre as ligações entre o que chamamos eu e o que

Relacionados