Noticias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mais de 30 anos após a “Guerra do Vietnã”, os resíduos da arma química chamada de “agente laranja”, responsável por muitas mortes durante o conflito, ainda trazem problemas aos civis do país. Muitos vietnamitas nascem com sérios problemas de saúde e deformação física por causa dos resíduos desta arma. Por isso, os Estados Unidos e a “Organização das Nações Unidas” (ONU) anunciaram que visamajudar no processo de limpeza destas regiões. Segundo o governo do país, cerca de 20% das florestas foram destruídas e estima-se que 4,8 milhões de vietnamitas foram expostos ao “agente laranja”, sendo que 400 mil morreram e 500 mil crianças nasceram com deformações físicas e problemas de saúde. Em todo seu território, três grandes áreas foram afetadas com maior densidade: no aeroporto de Bien Hoa, emHo Chi Min e nas antigas bases norte-americanas, em Phu Cat e Danang. De acordo com a ONU, serão necessários U$ 59 milhões para investir no processo de limpeza destas áreas. Os EUA já contribuíram para a limpeza no ano de 2007, com a doação de U$ 9 milhões para diversos programas do gênero e, atualmente, junto com a ONU, será iniciado um programa com valor inicial de U$ 5 milhões para a limpezadas regiões. Este valor anunciado é considerado baixo para que o programa tenha um impacto efetivo. No entanto, dentro de sua atual doutrina, os EUA continuam trabalhando pelo respeito da cooperação e negociação com todos os atores no cenário mundial e investindo para manter o projeto de equilíbrio e estabilidade do sistema internacional. | | |

Brasil - ‘Agente laranja’ no ar deLaguna
Enviar Artigo |
Versão para Impressão Letra | A- | A+ | |
Ana Cândida Echevenguá *
Adital -
O ar no sul de Santa Catarina está cada vez mais poluído
Ali, o povo aspira a poluição da termelétrica, do carvão lançado a céu aberto, das chaminés das indústrias, em especial das cerâmicas..., ou seja, ali, as empresas ganham muito dinheiro sem se preocupar com adestruição que provocam; como se estivessem  instaladas numa terra-sem-lei.
Somado a tudo isso, os pulmões desse povo estão recebendo as substâncias altamente cancerígenas (dioxinas e furanos) jogadas no ar por um incinerador. Por dia, esta máquina, instalada em Laguna, queima 800 quilos de lixo hospitalar, vindos de 22 cidades da região.
Lembram do "agente laranja", que os EUA jogaram sobre o Vietnã,durante a guerra dos anos 70? Ele é um composto de dioxinas e furanos.
Claro que este problema não está restrito ao sul de Santa Catarina. O ar está em constante movimento!
Conivência dos órgãos públicos
Tudo isso está acontecendo numa boa. No final de 2006, a FATMA, poucos dias após renovar a licença de operação do incinerador, decidiu suspendê-la alegando "risco coletivo".
A dona doincinerador, através de um mandado de segurança, garantiu a continuidade da queima do lixo.
O Poder Judiciário entendeu que, embora a FATMA tivesse motivos para a suspensão, ela não o fez do jeitinho que a lei exige.

EUA confirmam que "agente laranja" causa diabetesO Departamento de Defesa dos Estados Unidos confirmou nesta sexta-feira que o desfolhador "agente laranja" usado durante a Guerra doVietnã está vinculado ao desenvolvimento de diabetes em adultos.
Um comunicado do Pentágono disse que o último relatório sobre um estudo da Força Aérea dos EUA sobre os herbicidas usados no Vietnã "inclui a evidência mais concreta que se tem até agora de que o 'agente laranja' está vinculado à aparição do diabetes". O relatório acrescentou que estas conclusões "respaldam as de outros relatóriosdifundidos em 1992 e 1997".
O "agente laranja", que contém a substância contaminante dioxina, foi utilizado no Vietnã pela Força Aérea dos EUA para destruir plantações e a vegetação onde os combatentes vietnamitas se escondiam.
O Pentágono destaca que durante o estudo, concluído em 2002 após 20 anos de pesquisas epidemiológicas, foram realizados exames em 1.951 veteranos de guerra, em sua...
tracking img