Noticia bioluminescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1767 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Bioluminescência abre novos caminhos na pesquisa científica
Processo biológico pelo qual animais emitem luz pode ajudar a melhorar cultivo de alimentos, detectar poluição e iluminar ruas.

A bioluminescência, processo biológico pelo qual animais como o vaga-lume e a água-viva emitem luz a partir de suas células, já provocou revoluções importantes na ciência, especialmente na área da saúde.
Asproteínas da bioluminescência foram usadas como ferramentas na descoberta de novos medicamentos e têm sido aplicadas amplamente na pesquisa biomédica, em que são usadas para estudar os processos biológicos das células vivas.
Mas, agora, muitos cientistas estão tentando aplicar os conceitos dessa "luz natural" em atividades como a melhoria do cultivo de alimentos, a detecção de poluição e atémesmo a iluminação pública.
A bioluminescência, processo biológico pelo qual animais como o vaga-lume e a água-viva emitem luz a partir de suas células, já provocou revoluções importantes na ciência, especialmente na área da saúde.
As proteínas da bioluminescência foram usadas como ferramentas na descoberta de novos medicamentos e têm sido aplicadas amplamente na pesquisa biomédica, em que sãousadas para estudar os processos biológicos das células vivas.
Mas, agora, muitos cientistas estão tentando aplicar os conceitos dessa "luz natural" em atividades como a melhoria do cultivo de alimentos, a detecção de poluição e até mesmo a iluminação pública.
Uma das ideias, por exemplo, é desenvolver árvores que emitam luz e, dessa forma, possam ser usadas para iluminar as ruas das cidades.Darwin
Charles Darwin, o pai da Teoria da Evolução, foi um dos primeiros cientistas modernos a documentar o processo.
Na noite de janeiro de 1832, próximo à costa de Tenerife, na Espanha, o jovem Darwin vagava pelo convés do navio HMS Beagle. Enquanto olhava distraído para o mar, foi surpreendido por um brilho sobrenatural vindo de dentro do oceano.
"O mar estava iluminado por inúmeros pontinhosque, no rastro do navio, deixavam uma cor levemente leitosa, quase uniforme", escreveu Darwin.
"Quando a água era colocada em uma garrafa, soltava umas faíscas por alguns minutos, antes de se encolher", acrescentou.
Darwin estava quase certo, ao descrever a luz emitida pelos minúsculos organismos marinhos chamados dinoflagelados. A análise dele sobre o fenômeno foi trazida à tona anos depois peloprofessor Anthony Campbell, que analisou as notas manuscritas de Darwin guardadas na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Depois de Darwin, demorou mais de um século até que um experimento prático fosse feito para estudar a bioluminescência.
Campbell, da Universidade de Cardiff, no País de Gales, realizou uma pesquisa pioneira durante os anos 1970 e 1980, levando à descoberta de quecriaturas vivas produzem luz usando enzimas especiais, chamadas luciferases. Essas enzimas participam de uma reação química nas células, que são responsáveis pela emissão de luz.
"Quando comecei a pesquisar bioluminescência 40 anos atrás, na Escola de Medicina de Cardiff, muitas pessoas me olharam estranho e disseram: 'Que diabos esse sujeito está fazendo ao trabalhar com animais marinhos? Ele veio deCambridge para fazer pesquisa médica", conta Campbell.
Mercado amplo
Mas o cientista estava prestes a explicar o potencial daquele fenômeno. Tendo descoberto as enzimas envolvidas na bioluminescência, Campbell percebeu que, combinando luciferases com outras moléculas, era possível aproveitar a emissão de luz para mensurar processos biológicos. Isso pavimentaria o caminho para uma revolução napesquisa médica e no diagnóstico clínico.
Campbell identificou, por exemplo, que, ao unir a enzima da luminescência a um anticorpo – ou seja, a molécula produzida pelo sistema imunológico humano para autoproteção –, podia diagnosticar uma doença. Isso permitiu aos médicos dispensar os marcadores radioativos que até então eram usados nos testes.
"Esse mercado é agora avaliado em 20 bilhões de...
tracking img