Nothing

Páginas: 3 (583 palavras) Publicado: 12 de maio de 2013
A LINGUAGEM DA ARTE

A linguagem da arte é composta de certos elementos organizados de acordo com princípios ou orientações básicas que podem ser ampliadas para a linguagem da arte em geral.Aprender a usar essa linguagem ajudará a entender a arte e a criar também. Ao aprender a ler cada elemento, um por um, vemos como eles funcionam juntos para comunicar a linguagem da arte.

Os ELEMENTOSDA ARTE são os meios de recriar o que percebemos ao nosso redor. São eles: linha, forma, espaço, valor de claridade, textura e cor.
LINHA – É uma marca contínua feita numa superfície por um ponto semovendo. Pode ser reta, vertical, horizontal, diagonal, quebrada, curva, sinuosa, paralela, concorrente, etc.
FORMA – É uma área em duas ou três dimensões delimitada em sua volta por outro elemento.Ela pode ser: estilizada – natural, aberta - fechada, orgânica - geométrica, regular - irregular, linear - pictórica.
ESPAÇO – A distância ou área entre, ao redor, acima, abaixo ou dentro das formas.Planos são lugares do espaço bi ou tridimensional onde representamos as coisas.
TEXTURA – É a aparência da superfície das coisas (textura visual), e de como sentimos quando tocamos nelas (texturatátil) e a que vemos reproduzida nos desenhos para impressos (textura gráfica). Ela pode ser: lisa, enrugada, macia, suave, áspera, ondulada, ponteada, canelada, estriada, reticulada, arenosa, esponjosa,sedosa, aveludada, etc.
COR – É um fenômeno da luz que possui comprimentos de onda diferentes conforme a cor refletida. Podem ser primárias, secundárias, complementares, análogas, neutras, frias,quentes, escuras, claras, etc. A cor pode ter intensidade e brilho, conforme a concentração. A cor pode ter valor de claro-escuro ou tonalidades conforme a luminosidade ou escuridão.

Os PRINCÍPIOS DODESENHO são orientações básicas para tornar o trabalho de arte expressivo e atraente. São eles: ritmo e movimento, composição, volume, ênfase ou destaque, proporção, projeção ou perspectiva,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • nothing
  • nothing
  • Nothing
  • Nothing
  • Nothing
  • Nothing
  • Nothing
  • Nothing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!