Notas sobre o pmbok v3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOBRE AS 5 ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO

Para uma gerência eficaz de um projeto há 5 tipos de conhecimentos que são imprescindíveis, e os tais são chamados de áreas de especialização, que são conhecimentos específicos sobre algumas áreas importantes na gerencia de projetos. Não é necessário, além de ser pouco provável, que o conhecimento das 5 áreas seja detido por uma única pessoa, mas ele deveestar presente na equipe, ainda que em pessoas distintas.
As 5 áreas são Gerência de projeto, área de aplicação do projeto, ambiente do projeto, gerênciamento geral e habilidades interpessoais.
A área de especialização de gerência de projeto diz que para se gerenciar um projeto é necessário saber gerenciar projetos. Os conhecimentos desta área capacitam os que a dominam a gerenciar qualquer tipode projeto, independente de sua área de aplicação (construção civil, desenvolvimento de software, projetos na área da saúde, etc.). O PMBOK trata deste conhecimento de forma profunda e detalhada.
A área de aplicação do projeto diz respeito aos assuntos abordados pelo projeto e cujos conhecimentos têm que estar presentes na equipe. Quando falamos de área de aplicação estamos nos referindo à(s)área(s) específica(s) abordadas pelo projeto. Podemos dizer a sentença anterior no plural pois um projeto pode abranger uma ou mais áreas de aplicação. Como exemplo, podemos considerar um projeto de desenvolvimento de um sistema que gerencia o quadro de funcionários de uma empresa pública em regime estatutário. Neste caso, de imediato, podemos listar 3 áreas de aplicação nas quais este projeto atua:área de desenv. de software(pois se trata de um desenvolvimento de sistema), área de recursos humanos(pois o sistema a ser implementado é de gerenciamento dos recursos humanos) e área de legislação, em especial a lei 8.112(por se tratar de gerenciamento de pessoal de um órgão que implementa o regime estatutário e, portanto, submete-se a esta lei).
A área de ambiente do projeto requer da equipeum conhecimento sobre o ambiente em que o projeto está situado e de como se dá o relacionamento deste com aquele. Um projeto pode interferir ou sofrer interferências do ambiente à sua volta, bem como influenciar ou ser influenciado. Diversas abstrações de ambiente devem ser consideradas: ambiente cultural e social, ambiente internacional e político(trata das questoes de legislações e a atuaçãodo projeto frente às mesmas), ambiente físico, etc(posso colocar este etc.?????).
A área de gerenciamento geral trata das diversas áreas de gerenciamento que, apesar de não estarem diretamente ligadas ao assunto do projeto, são necessárias para a gerência do mesmo. Como exemplo, podemos considerar um projeto que não é da área de contabilidade e, portanto, não é necessário um profundo conhecimentodeste assunto. No entanto, há a necessidade de se gerenciar a contabilidade do projeto. Neste caso, o conhecimento de gerência de contabilidade a ser usada para tratar das questões de contabilidade do projeto é um dos conhecimentos de gerenciamento geral que a equipe de gerência do projeto deve deter.
Os conhecimentos de habilidades interpessoais são necessários pois a simples gestão daspessoas não é suficiente: é necessário saber lidar com as pessoas. Esta área de especialização trata de conceitos como motivação da equipe, liderança, resolução de problemas e conflitos, influência, comunicação eficaz, etc.



SOBRE OS 4 CONTEXTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Os projetos são um meio de organizar atividades da organização visando alcançar o objetivo estratégico da mesma. Osprojetos, normalmente autorizados com resultado de considerações estratégicas, podem ser autorizados por diversas razões: necessidade da organização, avanço tecnológico, mudança de legislação que gere um novo reguisito legal, solicitação de um cliente, uma demanda do mercado, etc. O gerenciamento de projetos inclui os seguintes contextos: gerenciamento de portfólios, gerenciamento de programas,...
tracking img