Notas explicativas

Páginas: 12 (2893 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
FACULDADE PITÁGORAS DE GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS


Ananda de Oliveira Brum
Beatriz Soares Argolo
Cássia Cristina de Freitas
Denise Ferreira Gomes
Leonardo Silva Costa




NOTAS EXPLICATIVAS











Governador Valadares
2013







NOTAS EXPLICATIVAS

Relatório de pesquisa apresentado à disciplina Estrutura das Demonstrações Contábeis,do Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Pitágoras de Governador Valadares.

Profª: Gláucia Maria







Governador Valadares
2013
SUMÁRIO


1
INTRODUÇÃO
3
2
NOTAS EXPLICATIVAS
4
3
LEI 6.404/76 E DA OBRIGATORIEDADE
5
4
ESTRUTURA SEGUNDO CFC 1.185/09
7
5
MODELO
9
6
NOTAS EXPLICATIVAS NO BRASIL
12
7
VANTAGENS E DESVANTAGENS
14

CONCLUSÃO
15

REFERÊNCIAS16



1 INTRODUÇÃO

Levando-se em conta que as demonstrações contábeis são resumos acompanhados de saldos de todas as alterações do Patrimônio (Balanço Patrimonial), do Resultado (DRE), do Caixa (DFC) e do Patrimônio Líquido (DMPL) de uma empresa, e sabendo-se que tais resumos são retratos de momentos que obedecem uma linguagem própria e por vezes complexas, torna-se distante o fácilentendimento por parte de leitores interessados nas informações contábeis desta mesma empresa.
Entende-se por Notas explicativas por tanto, os relatórios complementares às demonstrações contábeis que elucidam possíveis dúvidas inerentes à taisdemonstrações, bem como enriquecendo as informações que alcançarão os interessados no transcorrer das empresas e de suas atividades.


2 NOTAS EXPLICATIVASAs Notas Explicativas são complementos às demonstrações contábeis, quadros analíticos ou outras demonstrações contábeis necessárias à plena avaliação da situação e da evolução patrimonial da empresa.
A lei 6.404/76 enumera o mínimo dessas notas e induz à sua ampliação quando for necessário para o devido "esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício". Nesse valor mínimoincluem-se a descrição dos critérios de avaliação dos elementos patrimoniais e das práticas contábeis adotadas, dos ajustes dos exercícios anteriores, reavaliações, ônus sobre ativos, detalhamento das dívidas de longo prazo, do capital e dos investimentos relevantes em outras empresas, eventos subsequentes importantes após a data do balanço etc.
As notas explicativas contêm informações adicionaisàquelas apresentadas no balanço patrimonial, na demonstração do resultado, na demonstração do resultado abrangente, na demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados (se apresentada), na demonstração das mutações do patrimônio líquido e na demonstração dos fluxos de caixa.
As notas explicativas fornecem descrições narrativas e detalhes de itens apresentados nessas demonstrações e informaçõesacerca de itens que não se qualificam para reconhecimento nessas demonstrações. Adicionalmente às exigências desta seção, quase todas as outras seções desta Norma exigem divulgações que são normalmente apresentadas nas notas explicativas.
A entidade normalmente apresenta as notas explicativas na seguinte ordem:
• declaração de que as demonstrações contábeis foram elaboradas em conformidade com estaNorma;
• resumo das principais práticas contábeis utilizadas;
• informações de auxílio aos itens apresentados nas demonstrações contábeis, na ordem em que cada demonstração é apresentada, e na ordem em que cada conta é apresentada na demonstração; e
• quaisquer outras divulgações.
3 LEI 6.404/76 E DA OBRIGATORIEDADE

A publicação de Notas Explicativas às Demonstrações Financeiras estáprevista no § 4º do artigo 176 da Lei 6.404/1976 (Lei das S/A), adiante transcrito:
 "as demonstrações serão complementadas por Notas Explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício".
 As Notas Explicativas visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Notas explicativas
  • Notas Explicativas
  • Notas explicativas
  • Notas explicativas
  • Notas explicativas
  • Notas explicativas
  • Notas explicativas
  • Notas Explicativas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!