Nota10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GABARITO

Caderno do Aluno

Física – 1a série – Volume 2

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 FORMAS DE ENERGIA ENVOLVIDAS EM MOVIMENTOS

Páginas 3 - 4

1. Cada aluno apresentará sua lista de processos e sistemas em que ele identifica a transformação da energia; nela pode-se identificar os elementos que alteram movimentos e produzem as variações de energia. Na tabela, chame a atenção para o fatode que é possível estabelecer outras categorias de classificação. Portanto, as propostas podem ser alteradas se você entender que seja conveniente. Há muitas formas de classificar fontes de energia, o que gera dificuldades para estabelecer um único conjunto de categorias. As propostas na atividade dão conta da maior parte das fontes ligadas ao movimento: Combustíveis industrializados – álcool,gasolina, óleo diesel, querosene etc. Alimentos – comida industrializada, vegetais, ração etc. Eletricidade – pilhas ou baterias, rede de distribuição de energia residencial, geradores de uso industrial, de trens elétricos ou de metrôs, usinas geradoras de eletricidade etc. Gravidade – quedas, rampas e descidas, colunas de líquidos, rodas-d’água, usinas hidrelétricas etc. Deformações elásticas –molas, elásticos, flexão de metais etc. Nucleares – geradores de usinas nucleares, de submarinos nucleares etc. Ventos/eólica – utilizada em equipamentos náuticos e nos veleiros, mas também em moinhos e em modernas turbinas eólicas etc. Solar – energia solar direta: painéis fotovoltaicos, coletores ou aquecedores solares. 2. Essa classificação, como dissemos, pode depender tanto das listasapresentadas pelos alunos quanto de critérios escolhidos. Outro critério que pode ser adotado é, por exemplo, uma classificação da fonte de energia segundo sua “natureza” (energia mecânica, térmica, eletromagnética, química etc.). De qualquer maneira, o importante é deixar claro que não há um critério único de classificação das fontes de energia, de modo que não são recomendadas memorizações e “decorebas”,mas que se compreenda o processo.
1

GABARITO

Caderno do Aluno

Física – 1a série – Volume 2

3. Muitas outras fontes poderão ser mencionadas, como a energia da tração animal, a energia armazenada na compressão de gases, chamada energia pneumática, a energia química ou as chamadas fontes alternativas, como geotérmica, maré-motriz, energia oceânica etc. – a partir delas podem surgirnovas categorias que os alunos identifiquem.

Páginas 5 - 6

1. Os alunos podem se surpreender com o movimento de vaivém da lata, que ficará oscilando até dissipar toda a energia mecânica por meio do atrito. Em seguida ao lançamento, a lata começa a desacelerar, diminuindo a velocidade até parar, mas retoma o movimento e retorna à direção de seu lançador, acelerando até alcançá-lo, quando volta adesacelerar. Assim, a lata vai e volta, diminuindo cada vez mais a distância percorrida até parar. 2. Você deve problematizar essa questão, solicitando aos alunos que identifiquem a função do elástico e do parafuso e que proponham hipóteses para explicar o movimento de vaivém da lata. Evidencie o armazenamento da energia cinética em energia potencial elástica, observe com eles a função do númerode elásticos: com seu aumento, também se aumenta a constante elástica, permitindo armazenar maior quantidade de energia. 3. Ao retirar o parafuso, a lata não volta, isso porque sem parafuso não haverá torção no elástico, não ocorrendo armazenamento da energia potencial elástica. 4. Deve-se evidenciar que a diferença nos movimentos acontece pelas transformações de energia envolvidas em cada caso. Noprimeiro caso, por transformação de energia cinética em potencial elástica e, no segundo, pela transformação de energia cinética em energia térmica na dissipação por atrito. Deve-se evidenciar que na torção do elástico armazena-se energia, o que promove a alteração do movimento da lata, desacelerando-a até parar. A energia armazenada no elástico passa a ser convertida em energia de movimento,...
tracking img