Nota promissora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A bicicleta é um meio superior, não só um meio de transporte. É uma coisa transformadora de vida” palavras de Daniel Guth. (gestor público da Secretaria de Educação de São Paulo)Entrevista realizada em 01 novembro 2012
No coração de um ciclo ativista nasceu um projeto que terá um grande impacto na vida de 4600 crianças do município de São Paulo: Escolas deBicicleta. Há muitos anos Daniel Guth sonha com essa utopia do agora de ensinar as crianças de que bicicleta não é só um brinquedo, mas um meio de transporte, um meio de revolução.
O projetoteve a assessoria e apoio do especialista em mobilidade urbana dinamarquês, Mikael Colville-Andersen (Cycle Chic e Copenhagenize), Guth, junto com o secretário municipal de Educação,Alexandre Schneider, o Escolas de Bicicleta irá atender 4600 crianças de 12 a 14 anos nos 46 Centros Educacionais Unificados (CÉUS) que farão diariamente o trajeto casa-escola-casa em comboiosde 15 a 25 estudantes. Dentro da escola, as crianças terão para ciclos para o estacionamento das bikes feitas de bambu e monitores treinados pela Secretaria, pela Companhia de Engenhariade Tráfego (CET) e pelo Instituto Parada Vital, para ensinarem desde noções de equilíbrio até regras de trânsito e manutenção das bicicletas. Ultrapassados os muros da escola, os alunosganham juntos as ruas do bairro. (material fornecido pela secretária)
A entrega das bicicletas acontecerá a cada quatro semanas. Após o início simbólico do programa em Heliópolis, 20alunos de cada unidade vão receber as bicicletas, passar por quatro semanas de treinamento e abrir espaço para que as próximas 20 recebam as suas. Noventa e dois monitores já foramcontratados pela Prefeitura e estão em treinamento. Eles serão responsáveis tanto pelas aulas de trânsito, mecânica e cultura de bicicleta quanto pelos comboios que vão acompanhar as crianças.
tracking img