Notícia "não basta vetar as armas"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Microorganismos nos alimentos - Bactérias patogênicas

Quando se fala em microorganismos nos alimentos, basicamente se procura os microorganismos com importância patogênica, pois é comum que ocorrao aparecimento de microorganismos nos alimentos, sobretudo no alimento in natura. No entanto, em alimentos industrializados, que obedecem a prazos de validade, presença de microorganismos nosalimentos tende a degradar o produto.
Os cuidados tomados em qualquer processo de produção visam a redução na carga de microorganismos nos alimentos, mas focam principalmente os microorganismos patogênicosou com capacidade acentuada de deterioração.Vários agentes causadores de doenças no homem podem ser transmitidos pelos alimentos:
 
a)       Produtos químicos – metais pesados e pesticidas,b)       Toxinas naturais de plantas e animais – alcalóides e histaminas,
c)       Vírus – hepatite e poliovírus;
d)       Parasitos – amebas e helmintos;
e)       Bactérias patogênicas;
f)        Fungostoxicogênicos.
 
Entre os microorganismos dos alimentos mais importantes, podemos citar as bactérias, cujas espécies de maior importância são:
 
Bactérias Gram Positivas
 
Clostridium botulinum- Bacilos gram positivos, anaeróbios estritos que apresentam flagelos peritríquios e são formadores de esporos. São, produtores de neurotoxinas de natureza protéica que causam o botulismo.
Os sintomasgeralmente iniciam com náuseas, vômitos e diarréias, seguidos por constipação intestinal, e então fadiga e fraqueza muscular, acompanhados por problemas de visão (quedas de pálpebras), secura de boca edificuldade de deglutição.
 
 Clostridium perfringens - Bacilos gram positivos, anaeróbios, esporulados, encapsulados e imóveis. Possuem intensa atividade metabólica em alimentos, por produzir umasérie de enzimas hidrolíticas extracelulares, incluindo colagenages, hialuronidases de oxirribonuclease e proteases. Também é capaz de fermentar um grande número de carboidratos com intensa...
tracking img