NossosPassosVemDeLonge

4712 palavras 19 páginas
Artigo
BOLETIM GÊNERO, RAÇA E ETNIA – ED. 7 – MARÇO DE 2010
NOSSOS PASSOS VÊM DE LONGE!
MOVIMENTOS DE MULHERES NEGRAS E ESTRATÉGIAS POLÍTICAS CONTRA O SEXISMO E
O RACISMO

Jurema Werneck1
O que apresentarei aqui não são idéias minhas. Falo do que vi, aprendi, li, ouvi, a partir de minha inserção em comunidades heterogêneas: de diferentes gerações, sexualidades, racialidades, escolaridades, possibilidades econômicas, culturais e políticas, e muito mais. Penso que a originalidade de que posso ser acusada refere-se à tentativa de juntar aqui muitas fontes, diferentes vozes. Não vou nomear cada uma delas, não porque queira ocultá-las, mas para destacar a riqueza e a amplitude da circulação de idéias que não sabemos onde começa, que se entrelaçam, que se propagam especialmente entre mulheres, criando comunidades de saber cujas fronteiras são imprecisas. E ainda, por ter dificuldades de aceitar, nesta circulação dinâmica de idéias, seu encarceramento nos paradigmas do individualismo ou da propriedade privada.
Assinalo que muitas palavras, termos e conceitos que utilizarei são instáveis, imprecisos. Eles vêm sendo, ao longo das diferentes lutas de resistência, questionados, criticados, reposicionados e refeitos. Utilizarei muitos destes aqui. Peço, então, que desconfiem.
É a partir destas considerações que digo o que direi a seguir:
As mulheres negras não existem. Ou, falando de outra forma: as mulheres negras, como sujeitos identitários e políticos, são resultado de uma articulação de heterogeneidades, resultante de demandas históricas, políticas, culturais, de enfrentamento das condições adversas estabelecidas pela dominação ocidental
1

Coordenadora de Criola, organização de mulheres negras criada em 1992 no Rio de Janeiro, Brasil.
Integrante da Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras/ AMNB. Médica e doutora em
Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

1

eurocêntrica ao longo dos séculos de

Relacionados