Nosso projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL













Capacitação em libras para uma excelência no atendimento do Plantão Social







Claudinéia Alves Silveira Martins
Palméria Angélica dos Santos














Belo Horizonte2011



Claudinéia Alves Silveira Martins
Palméria Angélica dos Santos
















Capacitação em libras para uma excelência no atendimento do Plantão Social







Projeto de Intervenção apresentado ao curso de Serviço Social como requisito parcial para aaprovação na disciplina de Estágio Supervisionado II. 5° período. Professora Jaqueline lago.








Belo Horizonte
2011
1 APRESENTAÇÃO


O Presente projeto, tem como base o estágio que está sendo realizado no Plantão Social da Regional Noroeste, em Belo Horizonte, situada na Rua Peçanha 144,Carlos Prates; baseia-se no equipamento de Proteção Social Básico, onde ocorre uma das maiores demandas espontâneas da regional. No serviço, são atendidas pessoas com problemas de riscos pessoais e sociais.

O Plantão Social tem como objetivos: acolher, proteger e incluir a população do município de Belo Horizonte, encaminhando-a para os programas desenvolvidos pela PBH e contribuindo assim para amelhoria das condições de vida dos cidadãos e para o resgate de sua cidadania. Sua atuação objetiva é minimizar os fatores de risco pessoal e social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, em conseqüência de uma situação temporária ou não, conforme os critérios do Plantão Social.

O plantão social oferece alguns benefícios, como:
* Cesta básica avulsa;
* Liberação deautorização para emissão de 2ª via de certidão de nascimento e casamento para cartórios de Belo Horizonte. Em outras cidades é feito o pedido de certidões (nascimento, casamento e óbito) pelo correio, sem taxas para o usuário;
* Liberação de uma autorização para emissão da 1ª e 2ª via de carteira de identidade;
* CPF: pagamento da taxa referente à emissão de 1ª via de CPF.
* Sepultamentogratuito: liberação de uma guia para sepultamento, de isenção das taxas do cemitério, de velório, doação de uma urna e concessão de cova.
* Auxilio Pós-Gestação Múltipla: liberação de meio salário mínimo por criança, durante um ano, por ocasião de gestação múltipla, com nascimento de 3 ou mais filhos.
* Mudança: liberação de carreto de moveis e utensílios domésticos dentro do município de BeloHorizonte.
* Fornecimento de um conjunto de 6 fotografias 3x4, para regularização de documentos e inserção no mercado de trabalho.
* Passagem intermunicipal e interestadual.
* Lanches para viagem.
* Transporte urbano: liberação de vale social, em casos de encaminhamentos internos, acesso ao 1° dia de trabalho (comprovado) ou testes pré- admissionais.
* Solicitação da Carteira de Identificação Especialpara Idosos: conforme Lei n° 10741/2003 e no Decreto n° 13.473, de 30 de dezembro de 2008 (beneficio disponível para pessoas maiores de 60 anos e que não possuam renda própria igual ou inferior a dois salários mínimos).
* Solicitação e revisão socioeconômica do Cartão BHBUS/Benefício de Inclusão para pessoas com deficiência, garantindo ao usuário a gratuidade no transporte coletivo na regiãometropolitana de BH. O Plantão Social é intermediário entre o usuário e a BHTRANS. A concessão deste benefício se dá conforme a portaria BHTRANS-DTP-036/95.

Visto que o atendimento do Plantão Social acolhe diversos usuários, procurou-se meios de qualificar e facilitar o atendimento realizado pelos assistentes sociais, aos usuários com deficiência auditiva, que apresentam uma grande demanda...
tracking img