Nosoes de programacao

966 palavras 4 páginas
MÓDULO 1 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA
TRANSFORMAÇÕES BIDIMENSIONAIS 1 - INTRODUÇÃO
As aplicações de Computação Gráfica prevêm a existência de facilidades que nos permitem modelar no écran do computador a mais variada gama de figuras, as quais podem ser obtidas a partir de elementos básicos mais simples, vulgarmente designados por primitivas gráficas. Assim, para desenharmos um quadrado no écran do computador, podemos recorrer à utilização consecutiva da primitiva gráfica linha, a qual nos permite traçar de uma forma simples e intuitiva os quatro lados desta figura geométrica. As primitivas gráficas encontram-se normalmente inseridas no contexto de uma aplicação orientada para a área da computação gráfica, podendo assumir uma das seguintes formas: • Implementação em ambiente de linguagem de programação; • Implementação em ambiente de aplicação de software orientada para o utilizador final.
Como exemplo do primeiro tipo de implementação temos o caso das linguagens de programação Pascal e C, estudadas nos primeiros anos do Curso Tecnológico de Informática. O Turbo C, por exemplo, possui uma biblioteca designada porgraphics.h a qual integra um poderoso conjunto de funções gráficas prontas a serem utilizadas pelo utilizador na elaboração dos seus programas de grafismos em computador. Por outro lado, o segundo tipo de implementação surge normalmente associado a aplicações de software específicas da área da computação gráfica, cujo exemplo mais representativo será o Desenho Assistido por Computador. Nesta situação, as primitivas gráficas surgem como instruções de desenho, associadas a comandos da aplicação, sendo a sua implementação totalmente transparente ao utilizador final.
Terminada a fase da modelação, coincidente com a criação e descrição dos objectos de desenho, surge a necessidade de manipular as suas representações no écran, transformando-os de acordo com as nossas necessidades. Assim, recorrendo ao exemplo do quadrado anteriormente desenhado, podemos

Relacionados