Nos do porto de santos - infra-estrutura e transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de Texto

Disciplina Infra-estrutura e Transportes

1° Trabalho – Porto de Santos

Data : 14/09/201

1. Avaliação do texto e de sua discussão

X

Contribuição para reformulação de conceitos e pontos de vista pessoais : (X) Muito Bom

Relevância para o programa da disciplina : (X) Muito Bom

2. Resumo do texto

Prepare, de forma objetiva, um “resumo criativo” que demonstrea sua compreensão do texto.

O nós do PORTO

Os terminais de contêineres no porto de Santos ainda são suficientes para atender a demanda de importação e exportação, mas a estrutura de acesso já provoca filas e preocupação. O maior problema ainda é chegar aos terminais, pela precária situação da infra-estrutura de acesso, tanto pelo mar quanto por terra. Pelo mar, a dificuldade é o limite deprofundidade do canal de navegação, hoje ainda pouco mais de 12 metros. Os navios são obrigados a esperar a maré alta para entrar ou sair do porto.O porto de Santos, por onde passa 27% do comércio exterior brasileiro, a questão é que o ajuste da infraestrutura pode não ser rápido o suficiente para evitar mais um ano de filas e confusão, sobretudo se o dólar continuar desvalorizando e o PIB crescendomais de 6%. O crescimento das exportações em 2010 ajudou, esse foi um dos itens que congestionaram Santos, em 2010. Mas foi a importação que surpreendeu. Disse Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil. Importados em Santos cresceram mais de 40% no ano, o tempo médio para liberação das importações ultrapassou todos os limites. A mercadoria leva mais tempo parada no porto de Santos doque na travessia desde a China. O tempo médio de liberação de um contêiner que era de 11 passou a 17 dias, Carlos Kopittke, diretor comercial do porto, diz que esses atrasos preocupam, mas diz que investimentos no porto vai ajudar muito em 2011 a desafogar Santos, como o projeto “Porto sem papel”. Segundo o inspetor-chefe da Alfândega da Receita Federal do porto de Santos José Antonio GaedaMendes, a falta de infraestrutura em Santos é a razão para o atraso na liberação de produtos importados.

Emita e justifique a sua opinião.

Um dos itens que congestionaram Santos em 2010, foram o crescimento das exportações, as vendas de commodities, sobretudo soja e açúcar, mas o maior congestionamento se deu devido ao crescimento da Importação que chegou a 40% no ano. Um dos maiores problemas éa chegada aos terminais devido a precária situação de acesso, tanto pelo mar, quanto por terra. Outro ponto crítico e o tempo que a mercadoria leva parada no porto de Santos, chega a ser maior que na travessia desde a China. Tempo médio para liberação de um contêiner que era de 11 dias, hoje é de 17 dias, sendo 03 vezes maior do que em qualquer porto do mundo. Na minha opinião a falta deinfraestrutura é a principal razão para essas filas e confusão no porto de Santos, outro ponto a ser considerado são os sistemas tecnológicos ultrapassados. Tanto que tem um projeto a ser implementado que chama-se “Porto sem papel”. O Porto de Santos por onde passa 27% do comércio exterior brasileiro, precisa de investimentos urgente em Terminais, acesso para não parar.

Relacione os pontos que vocêconsiderou chave nos capítulos. Justifique.

- Acumulo de Carga de importados em Santos.

Com a desvalorização do dólar e o PIB crescendo, as exportações cresceram, principalmente as vendas de commodities, sobretudo soja e açúcar, esse um dos itens que congestionaram Santos em 2010, mas foi o volume de importações quem surpreendeu.

- Infraestrutura de acesso no porto via marítima e ouTerrestre.

Devido as condições precárias as vias vivem congestionadas, a via perimetral da margem esquerda é exemplo de como os limites do porto já foram superados. Na região carros, ônibus, caminhões e trens dividem a mesma passagem em nível. Pelo mar, a dificuldade é o limite de profundidade do canal de navegação, hoje com um pouco mais de 12 metros.

- Tempo médio de liberação de contêineres....
tracking img