NOS CÉUS DA CIDADE PERFUME: HISTÓRIA E MEMÓRIA DOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA DO AEROCLUBE DE NOVA IGUAÇU: Décadas de 40 e 50.

3772 palavras 16 páginas
NOS CÉUS DA CIDADE PERFUME: HISTÓRIA E MEMÓRIA DOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA DO AEROCLUBE DE NOVA IGUAÇU: Décadas de 40 e 50.
Marcos Paulo Mendes Araujo
Resumo:
A partir de pesquisas realizadas em diversos números do jornal Correio da Lavoura, foi possível identificar na história iguaçuana alguns interessantes fatos sobre a criação do campo de pouso da cidade de Nova Iguaçu na década de 1940, bem como dos seus primeiros anos de existência na década seguinte. Com o desenrolar da 2ª Guerra Mundial, uma parte da sociedade iguaçuana capitaneada pela então “elite da laranja” a fim de apresentar seu patriotismo concebeu a criação de um campo de pouso na cidade de Nova Iguaçu logo após a ocorrência de um pouso de emergência de uma aeronave militar que havia decolado do aeroporto militar localizado no histórico Campo dos Afonsos.
Palavras-chave: Aeroclube; História Social; Memória.
Abstract:
From surveys conducted in several numbers of the newspaper Correio da Lavoura, was identified in the history iguaçuana some interesting facts about the creation of the airfield in the city of Nova Iguaçu in the 1940s, as well as his early years in the decade next. With the development of the 2nd World War, a part of society iguaçuana headed by then "elite orange" to present your patriotism conceived the creation of an airfield in the city of Nova Iguaçu in the immediate aftermath of an emergency landing of military aircraft that had taken off from the military airport located in the historic Campo dos Afonsos.
Keywords: Aero Club, Social History, Memory.
_____________________________
Situado em frente à avenida que recebeu em 22 de outubro de 1951 o nome de Aeroclube , durante a gestão do prefeito Luiz Guimarães, o campo de pouso da cidade de Nova Iguaçu sempre chamou nossa atenção pela grandiosidade de sua pista, bem como, pelo pouco interesse das pessoas em sua história. Em meio à agitação provocada pela 2ª Guerra Mundial, na semana que o presidente Getúlio Vargas

Relacionados

  • Politicamente incorreto
    53671 palavras | 215 páginas
  • Expressionismo
    42235 palavras | 169 páginas
  • Manual de Redação
    189683 palavras | 759 páginas
  • Apostila de português
    55299 palavras | 222 páginas