Northenr botting

1270 palavras 6 páginas
Biologia Molecular

Northern blotting

Erislayne
Karoline
Larissa
Mirella
Paloma
Rafael
Victor
1º análises clínicas

Contagem
Agosto 2012
Erislayne, Karoline, Larissa, Mirella, Paloma, Rafael, Victor.

Northern blotting

Trabalho apresentado ao Professor: Wellerson Britto Da disciplina: Biologia Molecular
Da turma: A Turno: Tarde
Do curso de: Análises Clínicas

Contagem
FUNEC
2012

Epigrafo:

O Northern blot estuda o perfil de expressão de RNA mensageiro, onde, quando e quanto de determinado RNA mensageiro (correspondente à expressão de um determinado gene) está presente numa dada amostra. É uma das formas mais simples de determinar em que momento certos genes estão a ser expressos em sistemas vivos. Neste processo, o RNA é separado numa electroforese em gel, transferido para uma membrana e detectado de forma similar ao DNA no Southern blot.

Contagem
FUNEC
2012

Resumo:
Northern blotting

O Northern Blot é uma técnica usada na pesquisa em biologia molecular para estudar a expressão gênica, ou seja, verificar se um determinado gene de um genoma é ou não transcrito em RNA e quantificar isso. Essa técnica tem tal nome devido à similaridade de seu procedimento com o Southern blot (batizada pelo biólogo britânico Edwin Southern; com a diferença chave de que, em vez de DNA, a substância analisada por eletroforese com uma sonda hibridizadora é RNA).
Uma diferença no procedimento (quando comparada com o Southern blot)é a adição de formaldeído no gel de agarose, que funciona como um desnaturante.
Como no Southern blot, a sonda hibridizadora pode ser feita de DNA ou RNA.

Sumario:

Contagem
FUNEC
2012

Introdução: 1- O que é

1.1 - É uma técnica utilizada nas pesquisas da área de biologia molecular para estudo da expressão gênica.
1.2- A análise por Northern blot revela informações sobre a identidade do RNA , tamanho, a abundância, permitindo um entendimento mais profundo dos níveis de expressão de genes. Esta técnica e feita através da detecção do RNA (ou mRNA

Relacionados