Normas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisão para prova

1. Como disciplinas fundamentais: a ciência do direito, sociologia do direito e filosofia do direito, como complementares: teoria geral, história edireito composto.
2. Na cooperação existe uma conscientização de união de esforços, em prol do bem em comum, tendo assim um reflexo positivo.
Na competição os indivíduosdisputam entre si, é cada um por si, pois há um conflito de interesses, ao fim seu resultado é negativo.
3. As normas éticas determinam a forma do agir social, como normasreligiosas, morais ou de trato social. Normas técnicas são as formas de fazer determinadas coisas, como a receita de um bolo, normas de plantio, etc.
4. Além do direito como normade conduta, existem também a religião, a moral e as regras de trato social (convenções sociais). Diferentes do direito, as outras formas de conduta social não possuembilateralidade atributiva, que autoriza duas ou mais pessoas a fazer garantidamente algo, nem o poder da coercibilidade, que é a força do Estado de impor uma sanção pela norma infringida.5. Não concordo, pois muitas vezes as normas jurídicas defendem práticas imorais, por isso nem tudo que é jurídico é moral.
6. Direito Natural é o direito anterior aopróprio homem. Ex: Direito à vida. Direito Positivo é aquele que é imposto pelo Estado. Ex:Leis e normas jurídicas. Direito objetivo é uma obrigatoriedade, seguridade de direito, criao direito subjetivo. Ex: aA lei que garante Direito Subjetivo é a sensação de poder do direito, possibilidade de exercer um direito. Ex:
7. A reunião de normas jurídicasafins forma um instituto jurídico, como o direito de família. Vários institutos jurídicos afins formam um ramo do Direito, e vários ramos do direito formam uma Ordem Jurídica.
tracking img