Equipamentos de Proteção Individual
Equipamentos de proteção individual (EPIs)
Avental ou roupas de proteção Luvas Proteção facial/ ocular Proteção respiratória
Avental ou roupas de proteção
Avental recomendado para manuseio de substâncias químicas
Material: algodão grosso
queima mais devagar; reage com ácidos e bases.
Modelo:
mangas compridas com fechamento em velcro; comprimento até os joelhos; fechamento frontal em velcro; sem bolsos ou “detalhes soltos”.
Deve ser usado sempre fechado.
Avental ou roupas de proteção Laboratórios biológicos
Aventais descartáveis:
não protegem contra substâncias químicas; são altamente inflamáveis; devem ser usados uma única vez.
Os aventais devem ser retiradosdescartados ao sair do laboratório.
e
1
07/05/2011
Luvas
A eficiência das luvas é medida através de 3 parâmetros:
Degradação:
Luvas
Material
Nenhum material protege contra todos os produtos químicos.
mudança em alguma das características físicas da luva velocidade com que um produto químico permeia através da luva de resistência: tempo decorrido entre o contatoinicial com o lado externo da luva e a ocorrência do produto químico no seu interior
Permeação:
Luvas de látex descartáveis são permeáveis a praticamente todos os produtos químicos.
Tempo
Para contato intermitente com produtos químicos luvas descartáveis de nitrila.
Tipo Borracha butílica Latex
Uso Bom para cetonas e ésteres, ruim para os demais solventes. Bom para ácidos ebases diluídas, péssimo para solventes orgânicos. Bom para ácidos e bases, peróxidos, hidrocarbonetos, álcoois, fenóis. Ruim para solventes halogenados e aromáticos. Bom para ácidos e bases, ruim para a maioria dos solvente orgânicos. Bom para solventes aromáticos e halogenados. Ruim para soluções aquosas. Bom para uma grande variedade de solventes orgânicos e ácidos e bases. Excepcionalresistência a solventes aromáticos e halogenados.
Neopreno
PVC PVA Nitrila Viton
Luvas
Seleção
COMO UTILIZAR A TABELA QUÍMICA 1 - Localize o produto químico do qual você precisa de proteção. 2 - Siga a linha horizontal e selecione a coluna com o melhor desempenho nos testes. Utilize a legenda: VERDE: a luva adapta-se perfeitamente à utilização AMARELO: a luva adapta-se à utilização comcontrole cuidadoso VERMELHO: a não é recomendada para a utilização D: degradação PR: ponto de ruptura (em minutos) CL: classificação geral ND: nenhuma gota detectada em 6 horas E: excelente VG: muito bom G: bom F: razoável P: fraco NR: não recomendado, 5001 ou mais gotas detectadas 3 - Dirija-se ao topo da coluna selecionada e clique no nome do material correspondente.
Considerar: desempenho,preço e conforto do usuário. Sites úteis:
www.ansell-edmont.com www.bestglove.com www.mapaglove.com http://www.orcbs.msu.edu/chemical/ http://chas.cehs.siu.edu/magazine/hotarticles/97/novdec/latex.html
2
07/05/2011
Luvas
Conservação e manutenção
Devem ser inspecionadas antes e depois do uso quanto a sinais de deterioração, pequenos orifícios, descoloração,ressecamento, etc.. Luvas descartáveis não devem ser limpas ou reutilizadas. As luvas não descartáveis devem ser lavadas, secas e guardadas longe do local onde são manipulados produtos químicos. Lavar as mãos sempre que retirar as luvas.
Proteção facial/ocular
Deve estar disponível para todos os funcionários que trabalhem locais onde haja manuseio ou armazenamento de substâncias químicas.
Proteção facial/ocular
Tipos
Óculos de segurança Protetor facial
Todos os visitantes deste local também deverão utilizar proteção facial/ocular.
Características
Não deve distorcer imagens ou limitar o campo visual Devem ser resistentes aos produtos que serão manuseados Devem ser confortáveis e de fácil limpeza e conservação
O uso é obrigatório em atividades onde houver...