Normas tecnicas

Páginas: 2 (368 palavras) Publicado: 15 de abril de 2013
NORMAS TÉCNICAS
As normas técnicas são resultantes do esforço cooperativo dos interessados em estabelecer códigos técnicos que regulem relações entre os diversos agentes, comoprodutores, consumidores, engenheiros, empreiteiras e clientes. Cada pais elabora suas normas técnicas e estas são acatadas em todo o seu território por todos os que estão ligados,direta ou indiretamente,aeste setor( Ribeiro ET AL.,2007). Participam da elaboração das normas pesquisadores de reconhecida competência, fabricantes, sociedade em geral. A norma técnica, uma vez elaborada, é colocada paraconsulta publica; e após um prazo são feitas as correções assinaladas e discutidas, e a mesma é publicadas e registrada.
No Brasil, as normas são aprovadas e editadas pela AssociaçãoBrasileira de Normas técnicas – ABNT ( HTTP://www.abnt.org.br). Fundada em 1940, ABNT é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimentotecnológico brasileiro . È uma entidada privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização. É membro fundador da ISO(Internatinal Organization for Standardization ), daCOPANT( Comissão Panamericana de Normas Técnicas ) e da AMN( Associação Mercosul de Normalização) ( ABNT 2007).
Para favorecer o desenvolvimento da padronização iternacional e facilitaro intercâmbio de produtos e serviços entre as nações, os órgãos responsável pela normalização em cada país, reunidos em Londres, criaram em 1947 a ISO. Quando uma norma técnica proposta por qualquerpaís membro é aprovado por todos os países que compõem a ISO, essa norma é organizada e editada como norma internacional ISSO 14000 – SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL denominado no Brasil NBR ISSO 14001.As normas técnicas brasileiras que regulam o DESENHO TÉCNICO são normas editadas pela ABNT, registradas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Normas Técnicas
  • Normas tecnicas
  • normas tecnicas
  • Normas tecnicas
  • Norma tecnica
  • Norma técnica
  • Normas técnicas
  • Normas tecnicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!