Normas tecnicas para desenho artquitetonico

1679 palavras 7 páginas
FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica Curso Técnico em Edificações

Materiais de Construção

Prof. Bruno Barzellay F. da Costa

Madeiras
A madeira é uma matéria-prima importante e versátil em vários setores da atividade humana, pois pode ser aplicada a diversas situações. No Brasil a madeira é um produto pouco valorizado como material de construção, embora seja encontrada em abundância na natureza. A madeira é um dos produtos mais valiosos que as árvores oferecem. Constitui a maior parte do tronco arbóreo, que se compõe de duas porções fundamentais, uma viva e externa, o alburno, outra morta e interna, o cerne. Sob o aspecto comercial, entretanto, a madeira propriamente dita é somente o cerne, em virtude das suas qualidades de resistência, durabilidade e beleza.

Partes do Tronco:
Medula: mole, esponjosa, desaparece com o envelhecimento da árvore. Lenho: parte aproveitável da árvore. Constituído do álbumo (parte mais clara) que é o tecido vivo, por onde passa a seiva ascendente. É mais sensível aos insetos e se reduz com a idade da árvore. É o chamado lenho vivo. O lenho morto é o cerne (parte mais escura) que é a parte mais resistente. Câmbio: zona geradora das células do lenho, por onde passa a seiva descendente. Os amidos e açúcares aí se transformam em celulose e lignina. Casca: tem pouca importância na construção, exceto quando a camada suberosa se desenvolve, como é o caso do sobrero que produz a cortiça. Raios medulares: ligam as camadas e transportam a seiva.

Estrutura:
• Células: paredes que envolvem uma cavidade.

• Fibras: células longitudinais alongadas de sustentação – traqueidos. No sentido radial – parênquimas. • Vasos: células abertas para a condução de seiva.

• Anéis de crescimento: camadas de tecido lenhoso formadas anualmente na primavera e verão. As primeiras são claras e de paredes finas e as outras, escuras e de paredes grossas. A idade das árvores é dada pelo número de anéis (2 para cada ano).

Direções:

Relacionados